A330 MERTT (KC-30A) da RAAF pousando em uma base aérea do Oriente Médio para servir de apoio internacional as operações que lá ocorrem- Foto: Governo da Austrália

A RAAF (Real Força Aérea Australiana), enviou um A330 MRTT para apoiar as constantes missões internacionais no Oriente Médio. O avião com nome técnico de KC-30A, já havia operado na região em ocasiões anteriores.

“Apesar de sua derrota territorial, Daesh continua a representar uma ameaça à segurança na região do Oriente Médio e além”, diz o Departamento de Defesa da Austrália (DoD). “O KC-30A fornecerá importante capacidade de reabastecimento de ar para ar, o que é essencial para sustentar as operações aéreas da Coalizão na região”, completa.

KC-30A da RAF já em solo de alguma base aérea no Oriente Médio- Foto: Governo da Austrália

A ida do KC-30A para a região ajudará as equipes que lá estão, o A330 MRTT tem capacidades de realizar REVO (Reabastecimento em Voo) e isso ajuda a atender os caças que atuam na região como os stealhs, F-35, os veteranos F-16 e os caças navais F/A-18 Super Hornet, que podem ser usados por Força Aérea, que é o caso da própria RAAF.

A RAAF tem hoje sete unidades do A330 MRTT, o último incorporado a força veio da companhia aérea, Qatar Airways que foi para Espanha para fazer a conversão para o modo militar.

Fonte de apoio: Flight global / Ataptação: Aeroflap