Advertisement

RAF integra em base aérea 4º esquadrão de alerta rápido para a defesa aérea do Reino Unido

A Base Aérea de Lossiemouth, no Reino Unido tem agregado agora o quarto esquadrão IX-B operacional de caças Eurofighter Typhoon, cujo tem a missão de pronto alerta (QRA) para a defesa do Reino Unido e papéis de defesa com a OTAN. Uma cerimônia de boas-vindas as aeronaves e aos novos militares aconteceu na base no dia 02 de maio.

O esquadrão foi oficialmente levantado em um desfile cerimonial e sobrevoo na RAF de Lossiemouth, mas está operacional desde 1º de abril. A permanência do novo Esquadrão coincide com a RAF Lossiemouth marcando seu 80º aniversário.

Voo me formação de um Tornado e um Eurofgther Typhoon. A RAF aposentou os Tornados no mês passado depois de anos de serviço. Foto: RAF

Algumas das aeronaves do Esquadrão serão pintadas em marcações distintas para identificá-las como “adversárias” de treinamento, em seu papel de “agressores”. Nessa função, eles fornecerão um teste de treinamento mais rigoroso para pilotos de jato rápido da RAF e da OTAN.

Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Marechal do Ar Sir Stephen Hillier, durante a cerimônia na base de Lossiemouth- Foto: RAF

Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Marechal do Ar Sir Stephen Hillier disse: “Estou muito feliz por estar de regresso à RAF de Lossiemouth hoje, um dia depois da estação celebrar o seu 80.º aniversário. A RAF Lossiemouth tem e continuará a desempenhar um papel fundamental na Defesa do Reino Unido, estando pronta para interceptar potenciais ameaças aéreas. 24 / 7 e, além disso, abrigará em breve nossas novas aeronaves anti-submarino P-8A Poseidon Maritime Patrol Aircraft, que trabalhará com a nossa força Typhoon para patrulhar até o Atlântico protegendo a dissuasão nuclear submarina do Reino Unido e dois novos porta-aviões.”

Eurofighter Typhoon FGR4- Foto: RAF

O controle de Defesa Aérea Britânico é moldado de acordo com diretrizes da OTAN, que por sua vez é seguido pelos países membros. Com essas diretrizes é possível manter aeronaves de pronto alerta que em caso de necessidade podem decolar para uma missão em poucos minutos.

A Base Aérea de Lossiemouth teve um papel importante no Policiamento Aéreo da Romênia em 2018 e no final deste ano partirá da mesma base caças Typhoons para a Islândia para cumprir demandas da OTAN.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.