Advertisement

RAF irá fazer voos de demonstração com Tornados antes da despedida do caça

Para comemorar os 40 anos de serviços do Tornado, que irá ser retirado de atividade em março deste ano, a RAF decidiu fazer uma aposentadoria em grande estilo.

Por três dias, a partir de hoje (19/02), o público poderá ver uma formação dos jatos rápidos realizarem uma turnê pelo Reino Unido, que sobrevoará a maioria das bases da RAF e outros locais importantes associados à aeronave.

O chefe do IX (B) Squadron, Wing Commander, James Heeps, está participando dessa demonstração:

“É um grande privilégio fazer parte de um evento nacional que permite ao público se despedir de uma aeronave brilhante que tem sido a base de nossas operações por tantos anos. É também uma triste ocasião porque significará que a partir do final do próximo mês o Tornado nunca mais voará.”

O Tornado será oficialmente retirado de serviço no final de março, e só será usado para fins de treinamento no Reino Unido.

Tornados GR4 da RAF farão um voo por todo o Reino Unido para encerrar o ciclo de 40 anos de serviço. Foto: RAF

O primeiro uso da aeronave em operação de conflito foi durante a Guerra do Golfo, em 1991, quando 60 caças Tornado GR1 foram operados a partir de bases na Arábia Saudita e no Bahrein.

Dois anos depois, eles foram atualizados para a versão mais moderna do Tornado, a GR4, que vem sendo usado desde os céus de Kosovo, Afeganistão, Iraque e Síria, até atualmente.

Para substituir esse ícone da aviação militar, os caças F-35 Lightning II formarão a espinha dorsal da frota aérea da RAF, ao lado dos caças de 4º geração ++, como o Eurofighter Typhoon.

Caças furtivos F-35 Lighting II serão a espinha dorsal da RAF junto com o Eurofigther Typhoon. Foto: RAF.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.