Rafael Ice Breaker Míssil
Rafael/Divulgação.

A companhia Rafael Advanced Defense Systems, de Israel, revelou o novo míssil de longo alcance de 5ª geração chamado Ice Breaker. Segundo a empresa, o míssil pode ser usado contra alvos em terra ou no mar.

A Rafael diz que o sistema, que possui características stealth, será apresentado no show aéreo de Farnborough, no Reino Unido.

“O Ice Breaker é um multiplicador de força aérea projetado para superar os desafios modernos da arena de guerra por meio do legado de soluções guiadas com precisão de ponta da RAFAEL. O Ice Breaker é resistente a contramedidas eletrônicas e está totalmente operacional em arenas sem GPS.”

O míssil não usa um motor foguete, mas sim um motor a jato com admissão de ar, comumente visto em mísseis de cruzeiro. Com um alcance de 300 km, o Ice Breaker oferece alta precisão contra alvos no mar ou em terra, móveis ou estacionários, através de um buscador IIR (Imageamento Infravermelho) avançado. As ogivas podem ser explosivas, de penetração ou fragmentação, todas de 113 kg (250 libras).

Voando em velocidades subsônicas e acompanhando o terreno, o Ice Breaker possui uma capacidade de ataque de esfera completa, sincronizada e multidirecional, com base em planos de ataque predefinidos com waypoints, azimute, ângulo de impacto e seleção de ponto de mira, garantindo uma alta probabilidade de sucesso da missão.

O datalink do míssil é compatível com a tomada de decisões em tempo real e atualizações táticas, com recursos para abortar a missão em voo e Avaliação de Danos de Batalha (BDA).

Rafael/Divulgação.

O Ice Breaker pode realizar o reconhecimento de cena, baseado em aprendizado profundo e big data, permitindo a aquisição automática de alvos (Automatic Target Acquisition) e o reconhecimento automático de alvos (Automatic Target Recognition).

Segundo a companhia, o novo míssil pode ser usado em diversas aeronaves como helicópteros, aviões de caça ou ataque leve e até mesmo plataformas marítimas ou terrestres.