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Reações dos Governos sobre nova variante da Covid-19 preocupa IATA sobre recuperação do setor aéreo

IATA Boeing

A International Air Transport Association (IATA) anunciou que a recuperação das viagens aéreas continuou em outubro de 2021, com amplas melhorias nos mercados doméstico e internacional. Também alertou que a imposição de proibições de viagens por parte dos governos, contra o conselho da Organização Mundial da Saúde (OMS), pode ameaçar a recuperação do setor.

Como as comparações entre os resultados mensais de 2021 e 2020 são distorcidas pelo impacto extraordinário do COVID-19, a menos que indicado de outra forma, todas as comparações são para outubro de 2019, que seguiu um padrão de demanda normal.

A demanda total por viagens aéreas em outubro de 2021 (medida em receita por passageiro por quilômetro ou RPKs) caiu 49,4% em comparação com outubro de 2019. Isso melhorou em relação à queda de 53,3% registrada em setembro de 2021, em comparação com dois anos antes.

O mercado interno registrou queda de 21,6% em relação a outubro de 2019, superando a queda de 24,2% registrada em setembro em relação a setembro de 2019.

A demanda de passageiros internacionais em outubro foi 65,5% abaixo de outubro de 2019, em comparação com uma queda de 69,0% em setembro em relação ao período de 2019, com todas as regiões apresentando melhorias segundo levantamento da IATA.

“O desempenho do tráfego de outubro reforça que as pessoas viajarão quando puderem. Infelizmente, as respostas do governo ao surgimento da variante Omicron estão colocando em risco a conectividade global que demorou tanto para reconstruir ”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

Outubro de 2021 (comparado ao mesmo mês em 2019)

Mercado Mundial

RPK

ASK

Load factor (Em comperação a 2019)

Média de Load Factor

Mercado Total

100.0%

-49.4%

-41.2%

-11.5%

70.6%

África

1.9%

-60.1%

-50.0%

-14.2%

55.8%

Ásia/Pacifico

38.6%

-66.4%

-56.5%

-18.6%

62.9%

Europa

23.7%

-45.3%

-36.6%

-11.8%

74.1%

América Latina

5.7%

-33.6%

-33.0%

-0.7%

80.9%

Oriente Médio

7.4%

-59.0%

-47.8%

-15.7%

57.7%

América do Norte

22.7%

-26.3%

-19.7%

-6.8%

76.9%

 

 

O tráfego internacional de outubro das companhias europeias caiu 50,6% em relação a outubro de 2019, muito melhor em relação à queda de 56,5% em setembro em comparação com setembro de 2019. A capacidade caiu 41,3% e a taxa de ocupação caiu 13,7 pontos percentuais para 72,5%.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram seu tráfego internacional de outubro cair 92,8% em comparação a outubro de 2019, uma melhora parcial em relação ao declínio de 93,1% registrado em setembro de 2021 em comparação com dois anos atrás. A capacidade caiu 83,8% e a taxa de ocupação caiu 44,0 pontos percentuais para 35,7%, a mais baixa entre as regiões de longe.

As companhias aéreas do Oriente Médio tiveram uma queda de demanda de 60,3% em outubro em comparação com outubro de 2019, um grande salto em relação à queda de tráfego de 67,1% registrada em setembro contra setembro de 2019. A capacidade caiu 49,1% e a taxa de ocupação caiu 16,1 pontos percentuais para 57,5%.

As empresas norte-americanas tiveram uma queda de tráfego de 57,0% em outubro em relação ao período de 2019, melhor que uma queda de 61,4% em setembro de 2021 em comparação com o mesmo mês de 2019. A capacidade caiu 43,2% e a taxa de ocupação caiu 20,0 pontos percentuais para 62,4%.

As companhias aéreas latino-americanas registraram queda de 55,1% no tráfego de outubro, em comparação com o mesmo mês de 2019. Em setembro, o tráfego caiu 61,4% em relação a dois anos atrás. A capacidade de outubro caiu 52,5% e a taxa de ocupação caiu 4,3 pontos percentuais para 76,9%, que foi a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 13º mês consecutivo.

O tráfego das companhias aéreas africanas caiu 60,2% em outubro em relação a dois anos atrás. O tráfego em setembro caiu 62,1% em relação ao período de 2019 correspondente. A capacidade de outubro caiu 49,0% e a taxa de ocupação caiu 15,2 pontos percentuais para 54,1%.

 

Outubro de 2021 (comparado ao mesmo mês em 2019)

Mercado Mundial

RPK

ASK

Load factor (Em comperação a 2019)

Média de Load Factor

Doméstico

54.2%

-21.6%

-14.6%

-6.9%

76.7%

Austrália

0.7%

-81.0%

-70.6%

-29.6%

54.1%

Brasil

1.6%

-16.3%

-16.6%

0.3%

84.3%

China

19.9%

-25.7%

-9.7%

-15.1%

70.3%

Índia

2.1%

-27.0%

-21.0%

-6.4%

77.3%

Japão

1.4%

-49.3%

-29.3%

-21.9%

55.7%

Rússia

3.4%

24.0%

23.7%

0.2%

84.9%

Estados Unidos

16.6%

-10.5%

-7.3%

-2.9%

81.8%

 

O mercado interno da Índia viu um declínio de 27,0% na demanda de outubro em comparação com outubro de 2019 – melhorou muito em relação a uma queda de 40,5% em setembro após o afrouxamento de algumas medidas de controle.

O tráfego doméstico da Rússia em outubro aumentou 24% em comparação com outubro de 2019, uma desaceleração em relação ao crescimento de 29,3% registrado em setembro de 2021 em relação ao período de dois anos atrás, devido a uma forte onda de COVID-19 e ao início da temporada de viagens de inverno.

 

 

Via: IATA

 

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