Real Força Aérea da Jordânia coloca à venda 29 aeronaves

A Real Força Aérea da Jordânia (RJAF), colocou à venda 29 aeronaves, incluindo até veículos-aéreos-não tripulados. Isso foi divulgado por meio de um comunicado oficial esta semana.

A venda se daria de forma online segundo fontes, e estão acontecendo desde o dia 03 de junho, perdurando até o dia 1º de julho.

“A RJAF se recusa a explicar questões específicas com aeronaves ou preços de venda”, diz o coronel Ayman Al Habahbeh, chefe da divisão de fornecimento de aeronaves ao site Flight Global. “Estamos vendendo essas plataformas para atender nossos planos de reestruturação de nossa força aérea e reduzi-la para ser mais eficaz e ter uma configuração comum de plataformas que pode ser mais facilmente sustentada“, completa ele.

Hélicoptero de ataque MD530F.  Foto: Autor desconhecido

As aeronaves que estariam a venda seriam duas aeronaves de transporte Airbus C-295; duas aeronaves de transporte CASA / IPTN CN-235; uma aeronave de transporte Lockheed C-130B; 12 treinadores jet da BAE Systems; seis UAVs CH-4B; e seis helicópteros MD MD Helicopter MD 530.

Vale ressaltar que algumas das aeronaves que estão a venda são muito antigas, como por exemplo os seis helicópteros MD 530 têm uma idade média de quase 31 anos, diz um Analisador da aérea de defesa.

UAV Rainbow CH-4B, podem ser empregados em diversas áreas de atuação- Foto: Autor desconhecido

Estão à venda também como já foi dito, seis (UAV) Rainbow CH-4B, fabricados pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), que podem ser bem empregados no cenário atual da aviação militar que cada vez mais fica carente de aeronaves não tripuladas.

Sair da versão mobile