A Boeing Company registrou receita no quarto trimestre de US$ 17,9 bilhões, uma queda de 39% em comparação com o ano anterior, principalmente devido à falta de entregas da família 737 MAX.
No mesmo trimestre a Boeing registrou um prejuízo líquido de aproximadamente US$ 1 bilhão, e um prejuízo operacional de US$ 2,2 bilhões.
O fluxo de caixa operacional esteve negativo em US$ 2,2 bilhões no final do trimestre, refletindo principalmente o impacto do aterramento do 737 MAX, bem como o tempo das receitas e despesas. Durante o trimestre, a empresa pagou US $ 1,2 bilhão em dividendos.
A receita do quarto trimestre de aviões comerciais foi de US$ 7,5 bilhões e a margem operacional do quarto caiu para 38,1%, refletindo entregas mais baixas do 737 e um encargo antes dos impostos de US$ 2,6 bilhões, relacionado a possíveis concessões estimadas e outras compensações para clientes do 737 MAX.
Os custos estimados para produzir 737 aeronaves incluídas na quantidade contábil aumentaram US$ 2,6 bilhões durante o trimestre, principalmente para refletir as premissas de produção e entrega atualizadas.
Além disso, a suspensão da produção do 737 MAX e a retomada gradual da produção a baixas taxas de produção resultarão em aproximadamente US$ 4 bilhões de custos de produção anormais que serão debitados quando incorridos, principalmente em 2020.
“Reconhecemos que temos muito trabalho a fazer”, disse o presidente e CEO da Boeing, David Calhoun . “Estamos focados em devolver o 737 MAX ao serviço com segurança e restaurar a confiança de longa data que a marca Boeing representa com o público voador. Estamos comprometidos com a transparência e a excelência em tudo o que fazemos. A segurança garantirá todas as decisões, ações e felizmente, a força de nosso portfólio geral de negócios da Boeing fornece a liquidez financeira para seguir um processo de recuperação completo e disciplinado”.
No acumulado do ano, a Boeing registrou um prejuízo operacional de 1,9 bilhões de dólares, bem como um prejuízo líquido de 636 milhões de dólares. Valores menores, visto que durante o primeiro trimestre de 2019 a Boeing não enfrentou a crise do 737 MAX.
Quarto trimestre de 2019
- Os resultados financeiros continuam a ser significativamente impactados pelo aterramento do 737 MAX;
- Receita de US$ 17,9 bilhões, perda GAAP por ação de US$ 1,79 e perda principal não GAAP por ação de US$ 2,33.
Ano de 2019
- Receita de US$ 76,6 bilhões, perda por ação GAAP de US$ 1,12 e perda principal (não-GAAP) por ação de US$ 3,47;
- Fluxo de caixa operacional negativo em US$ 2,4 bilhões; caixa e títulos negociáveis de US$ 10,0 bilhões;
- Estoque total de encomendas totalizando US$ 463 bilhões, incluindo mais de 5.400 aviões comerciais que a Boeing produzirá no futuro.
Veja mais detalhes resumidos na tabela abaixo:
Tabela 1. Resultados Financeiros Resumidos |
Quarto trimestre |
Todo o ano de 2019 |
|||||||||
(Dólares em milhões, exceto dados por ação) |
2019 |
2018 |
mudança |
2019 |
2018 |
mudança |
|||||
Receitas |
$ 17.911 |
$ 28.341 |
-(37)% |
$ 76.559 |
$ 101.127 |
-(24)% |
|||||
GAAP |
|||||||||||
(Perda) / Lucro das Operações |
($ 2.204) |
$ 4.175 |
NM |
($ 1.975) |
$ 11.987 |
NM |
|||||
Margem Operacional |
(12,3)% |
14,7% |
NM |
(2,6)% |
11,9% |
NM |
|||||
(Perda) / Lucro Líquido |
($ 1.010) |
$ 3.424 |
NM |
($ 636) |
$ 10.460 |
NM |
|||||
(Perda) / Lucro por ação |
($ 1,79) |
US $ 5,93 |
NM |
(US $ 1,12) |
$ 17,85 |
NM |
|||||
Fluxo de Caixa Operacional |
($ 2.220) |
$ 2.947 |
NM |
($ 2.446) |
$ 15.322 |
NM |
|||||
Não GAAP * |
|||||||||||
Operacional (Perda) / Lucro Principal |
($ 2.526) |
$ 3.867 |
NM |
($ 3.390) |
$ 10.660 |
NM |
|||||
Margem Operacional Principal |
(14,1)% |
13,6% |
NM |
(4,4)% |
10,5% |
NM |
|||||
Núcleo (Perda) / Lucro por Ação |
($ 2,33) |
US $ 5,48 |
NM |
($ 3,47) |
$ 16.01 |
NM |