O Brasil foi reconhecido pela Cúpula Internacional de Segurança da Aviação em um evento de destaque que acontece anualmente desde 1947. Reunindo mais de 400 representantes de mais de 50 países. Em virtude das notáveis contribuições do Brazilian Civil Aviation Safety Team (BCAST), para a segurança da aviação, o país recebeu através de menção honrosa a Medalha de Liderança em Segurança Jerome Lederer da Flight Safety Foundation 2023.
A Medalha Jerome Lederer de Liderança em Segurança foi criada para homenagear indivíduos ou equipes que tenham feito contribuições significativas para o avanço da segurança da aviação civil, por meio de liderança organizacional e pelo desenvolvimento de programas com impacto duradouro. O prêmio foi entregue durante um jantar especial de premiação em Paris, realizado em conjunto com a 76ª Cúpula Internacional de Segurança da Aviação (IASS) anual da Fundação.
Há mais de uma década atuando, o BCAST tem se dedicado incansavelmente a propor e promover melhorias na segurança operacional da aviação comercial, resultando em avanços significativos na segurança da aviação. Este sucesso é fruto do esforço conjunto do setor e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), demonstrando os benefícios da colaboração em prol de um objetivo comum. Até a presente data, o BCAST produziu 16 boletins de segurança operacional destinados aos diversos stakeholders da aviação, como forma de contribuir para a segurança operacional da aviação brasileira. Além da Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), participam do BCAST ANAC, DECEA, AZUL, GOL, LATAM, ABEAR entre outros.
O Diretor de Segurança e Operações de Voo da IATA Brasil, Júlio Pereira, ressaltou. “O BCAST é um exemplo de colaboração entre os diversos stakeholders no sentido de elaborar propostas concretas de melhoria da segurança operacional da aviação brasileira. Cabe ressaltar que o BCAST é reconhecido pela vanguarda na América Latina, pela qualidade do seu trabalho e por ser o primeiro grupo criado neste modelo colaborativo.”
O fórum foi essencial para a troca de informações e para a proposição de novos rumos visando aprimorar ainda mais a segurança da aviação. As seguintes pautas foram temas abordados:
- segurança
- treinamento
- soluções práticas
- gerenciamento
- fatores humanos
- manutenção/engenharia
- operações offshore.
“O BCAST hoje é visto como um exemplo de como a cooperação entre Autoridade, Empresas Aéreas, Fabricantes e Entidades representativas do setor pode promover a segurança na aviação”, destacou Marcelo Marcusso, Coordenador Sênior de Segurança Operacional da LATAM.
“É com muito orgulho que somos um dos raros CAST no mundo e que, baseados na confiança, na transparência e no trabalho voluntário, temos a certeza absoluta de que o BCAST tem um potencial incrível para, a cada dia, aprimorarmos a segurança operacional da aviação civil brasileira, que já se destaca entre as melhores do mundo” acrescentou Luiz Ricardo de Souza Nascimento, Diretor da ANAC.
Já segundo Renato Archoa, Diretor da Qualidade e Segurança da AZUL “O trabalho colaborativo fomenta um ambiente de confiança e cooperação compartilhando conhecimento e habilidades permitindo que as equipes atinjam metas comuns de maneira mais eficaz e promovam um ambiente que leva a soluções mais inovadoras e eficientes.”
Leia também:
- Salvador Bahia Airport: 1º Seminário de Segurança Operacional
- RIOgaleão promove Exercício de Segurança em Simulado que mobilizará 200 pessoas
- Decisão da Europa sobre regulamentação de ground handling para 2027 vai exigir manual de gerenciamento de segurança operacional
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.