Voo dos Red Arrows sobre New York- Foto RAF

Os Red Arrows juntaram-se aos seus homólogos dos Estados Unidos em um histórico voo de 19 aeronaves pelo Rio Hudson, em Nova York, e ao redor da Estátua da Liberdade.

Os jatos da Equipe de demonstração da Royal Air Force pintaram os céus da Big Apple com marcas de fumaça vermelhas, brancas e azuis durante o poderoso voo. A aeronave britânica voou em uma grande formação, liderada pelos F-16 da equipe de demonstração do US Air Force Thunderbirds , seguida pelos nove Red Arrows Hawks, depois dois F-35 Lightning II e um par de F-22 Raptors para trás.

Acredita-se que centenas de milhares de pessoas tenham estado ao longo do rio, observando o sobrevoo da manhã – a primeira vez que essa combinação de jatos foi reunida de tal maneira.

Red Arrows juntamente com os caças de 5º geração F-35 e F-22- Foto: RAF

Os Red Arrows estão em turnê pela América do Norte. O time inglês com seus 9 jatos de fabricação local BAE Hawk fizeram um grande planejamento para que fosse possível essa grande viagem.

Além dos pilotos a equipe compõe pessoal de manutenção, comunicação social dentre outros. A turnê tem como objetivo de promover o melhor dos britânicos e apoiar uma gama de interesses britânicos em comércio, negócios, educação e defesa.

“Ter a oportunidade de voar ao longo do Hudson em um jato rápido, com os arranha-céus de Manhattan alinhando parte da rota e tantos marcos famosos como pano de fundo, foi uma experiência fantástica e recompensadora”, comenta Martin Pert, Líder de Equipe dos Red Arrows.

“Ainda mais estimulante foi poder completar este voo sabendo que os Thunderbirds estavam à nossa frente e os F-22 e F-35 estavam atrás de nossos aviões”, completa.

A formação de aeronaves se aproximou do lado norte da cidade, sobre o rio, antes de passar por Manhattan à esquerda. Ao chegar ao porto de Nova York, os jatos fizeram uma curva à direita perto da Estátua da Liberdade e seguiram de volta pelo rio para uma segunda passagem.

O Red Arrows é a atração principal do New York International Air Show de 24 a 25 de agosto – uma das 25 cidades visitadas na turnê de 11 semanas dos Estados Unidos e do Canadá.

Visão de um Hawk da equipe Red Arrows de um F-35 e um F-22 Raptor da USAF- Foto: RAF

A turnê está sendo realizada em apoio à campanha GREAT Britain do governo – proporcionando oportunidade para aumentar o comércio internacional e o investimento entre o Reino Unido, o Canadá e os EUA, valendo mais de £ 208 bilhões em 2018.

U.s Thunderbirds participando do voo histórico em New York- Foto: RAF

É também uma oportunidade para marcar o compromisso contínuo do Reino Unido com relações duradouras, prosperidade mútua e ampla cooperação de segurança com aliados de longa data e próximos.

“Os Red Arrows tiveram a honra de se juntar aos nossos colegas dos EUA na conclusão deste evento, que foi uma demonstração da força do relacionamento entre nossas Forças Armadas e países”, finaliza o líder do time inglês em sua declaração.

 

 

Fonte: RAF / Adaptação: Aeroflap