Reino Unido diz que Força Aérea Russa tem desempenho fraco na Ucrânia

Ucrânia Rússia Força Aérea abatido

O mais recente relatório da Inteligência do Reino Unido aponta que as Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) tem apresentado um desempenho insatisfatório ao enfrentar a Ucrânia. 

Divulgado hoje pelo Ministério da Defesa (MoD), o breve relatório reconhece que por mais que Rússia tenha uma frota “impressionante de jatos de combate relativamente modernos e capazes”, o desempenho da Força Aérea Russa é fraco.

Conforme uma tabela com dados de fontes independentes, a VKS já havia perdido, até o dia 01/06, 16 aviões e 34 helicópteros modernos durante o conflito que se iniciou em 24/02.

https://twitter.com/Ansierra117/status/1532138997912416256

A tabela, no entanto, exclui outros modelos. De acordo com uma das fontes, a Rússia já perdeu 168 aviões, drones e helicópteros, enquanto a Ucrânia perdeu 62 aeronaves. 

Confira o relatório da inteligência britânica na íntegra. 

“As operações terrestres e aéreas táticas russas permaneceram focadas no setor central do Donbass durante o fim de semana. No conflito até agora, a Força Aérea da Rússia teve um desempenho inferior. Seu fracasso em fornecer poder aéreo de forma consistente é provavelmente um dos fatores mais importantes por trás do sucesso limitado da campanha da Rússia.

“[A VKS] Não pode obter superioridade aérea plena e operou em um estilo de risco adverso, raramente penetrando profundamente atrás das linhas ucranianas. Algumas das causas subjacentes de suas dificuldades ecoam as das Forças Terrestres Russas.

Restos de um Su-35S Flanker-E da VKS, abatido na Ucrânia em 30/04. O Su-35 é o jato mais moderno que a Rússia perdeu no conflito.

“Durante anos, grande parte do treinamento de combate aéreo da Rússia foi altamente roteirizado e projetado para impressionar oficiais de alto escalão, em vez de desenvolver uma iniciativa dinâmica entre as tripulações aéreas.”

“Embora a Rússia tenha uma lista impressionante de jatos de combate relativamente modernos e capazes, a força aérea também quase certamente falhou em desenvolver a cultura institucional e os conjuntos de habilidades necessários para que seu pessoal atendesse à aspiração russa de apresentar uma campanha aérea moderna mais ao estilo ocidental.”

“Isso levou a um esforço maior do que o planejado, recaindo sobre as tropas terrestres, que estão ficando exaustas; e em mísseis de cruzeiro avançados, cujos estoques provavelmente estão acabando.”

Imagem: Ministério da Defesa do Reino Unido

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Guerra na Ucrânia, Rússia, Reino Unido, Ucrânia, usaexport

Sair da versão mobile