Advertisement

Reino Unido e Suécia fecham acordo para futuro caça de combate

O Memorando de Entendimento (MOU) compromete os dois governos a trabalhar em um programa conjunto de desenvolvimento e aquisição de ar, incluindo o desenvolvimento de novos conceitos para atender às necessidades futuras de ambas as nações.

Na assinatura do Memorando de Entendimento com sua contraparte sueca ontem, o Secretário de Defesa disse:

Foto – Peter Nicholls/Reuters

“O Reino Unido e a Suécia têm uma relação de defesa duradoura, com nossos dois setores compartilhando uma rica história de colaboração no poder aéreo.

“Não apenas compartilhamos o mesmo compromisso com tolerância, liberdade e livre comércio, como também compartilhamos a mesma determinação de defender esses valores, inclusive no Afeganistão, Iraque e hoje como parte da Força Expedicionária Conjunta do Reino Unido”.

O ministro da Defesa destacou a longa parceria do Reino Unido e da Suécia em defesa, incluindo:

  •  Exercícios conjuntos no Ártico e no Exercício Ramstein Liga sobre os céus da Europa Oriental.
  • Dispensadores de chaff e flare fabricados na Suécia são usados ​​nos tufões do Reino Unido e o radar Giraffe da Saab é uma parte fundamental do sistema de defesa aérea baseado em terra Sky Sabre do Reino Unido.
  • As aeronaves suecas Gripen são equipadas com radares projetados e construídos por Leonardo em Edimburgo.
  • O Reino Unido, que trabalha com parceiros europeus, incluindo a Suécia, desenvolveu o estado-da-arte além do alcance visual do Meteor para mísseis aéreos.

O ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, confirmou que ambos os governos pretendem permanecer na vanguarda do ar de combate.

Ele enfatizou as oportunidades de colocar tecnologias avançadas no Gripen e no Typhoon, a aeronave de combate de classe mundial atualmente operada pela Suécia e pelo Reino Unido, respectivamente, antes de inserir essas tecnologias em um futuro sistema aéreo de combate.

“Hoje inauguramos uma nova era emocionante na qual os talentos de duas grandes nações do ar de combate serão combinados para elevar o poder aéreo sueco e britânico à estratosfera.”

Caça Tempest

Peter Hultqvist também destacou a forte base industrial compartilhada por ambos os países como central para garantir a futura força do Combat Air, bem como os sistemas existentes de caça Gripen.

Ele acrescentou que o progresso significativo feito até o momento foi o resultado de focalizar as discussões em considerações práticas, reconhecendo os pontos fortes de cada parte e tratando uns aos outros como parceiros iguais.

As discussões entre indústrias e governos estavam em andamento desde a publicação da Estratégia de Combate Aéreo do Reino Unido em julho de 2018, com base comum identificada com base em requisitos semelhantes de Combat Air no futuro, inclusive sendo otimizada para defesa aérea.

Gripens E 39-9 e 39-10 voando em ALA- Foto: SAAB

O ministro da Defesa, Andrew, confirmou que outras nações foram incentivadas a participar do diálogo entre o Reino Unido e a Suécia, sob a condição de que elas tivessem requisitos semelhantes.

Os chefes da Força Aérea dos dois países se dirigiram ao público no evento, assim como à indústria. A indústria britânica foi representada pela BAE Systems, enquanto a indústria sueca foi representada pela Saab.

Fonte: Royal Air Force ( RAF)

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.