Foto: SAC Tim Laurence/RAF

O Reino Unido tem o primeiro esquadrão operacional de F-35B Lighting II, trata-se do 617 sqdn, esquadrão que ficou conhecido como, ” Os Dambusters”, que lutou bravamente contra os alemães, durante a 2º guerra mundial.

O esquadrão tem treinado nos EUA, com o Corpo dos Fuzileiros Navais dos EUA no MCAS Beaufort, Carolina do Sul, afim dos pilotos da RAF ( Real Força Aérea Britânica), ficarem em perto treino para operar a aeronave de quinta geração.

O comandante John Butcher durante uma entrevista no evento, disse ” realmente é um salto em frente comparado a qualquer coisa que nós operamos antes”, disse Butcher, que antes voava Harriers e F/A-18 Hornets. “O fato de poder ver e ouvir em intervalos tão significativos, tem todos os sensores e a tecnologia que apoiarão o piloto no cockpit para tomar decisões rápidas e boas – isso para mim é o que muda com essa plataforma.”

É esperado que os F-35 da Grã-Bretenha façam um voo sobre Londres, em junho em nas comemorações do centenário da RAF, que incluem um voo passado sobre Londres e participação no Royal Internacional Air Tattoo na RAF Fairford.

A RAF planeja declarar o F-35 pronto para combate, um marco chamado capacidade operacional inicial, até o final do ano, disse Butcher. 617 Sqdn voarão pela primeira vez no novo porta-aviões Queen Elizabeth no final de 2019 ou início de 2020.

O 617 SQDN. tem muitos pilotos veteranos e mais quatro pilotos novatos, a vindo do F-35 será uma boa para integrar pilotos mais antigos e os novos, recém formados mas que já estão hábitos a voarem um caça avançado como o F-35.

Fonte: Aviation Week


 

 

DEIXE UMA RESPOSTA