Relicitação de Viracopos terá ampliação do sistema de taxiway e dos pátios para aviação comercial

Aeroporto de Viracopos
Foto - Aeroporto de Viracopos/Divulgação

O processo de relicitação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), vai ajudar no desenvolvimento da aviação brasileira.

Esta é a avaliação do diretor do Departamento de Políticas Regulatórias da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ricardo Sampaio da Silva Fonseca, que participou nesta segunda-feira (13) de uma audiência pública promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o tema.

Reformas no terminal de passageiros, ampliação do sistema de taxiway e dos pátios para aviação comercial, além da implantação do Sistema de Terminal de Passageiros, são algumas das principais melhorias Aeroporto de Viracopos previstas com a nova concessão, que trará investimentos privados na ordem de R$ 4,2 bilhões no terminal paulista.

“A gente visa o desenvolvimento da aviação. Isso tem diversas consequências, se a gente faz, por exemplo, concessão de bloco, não por outro motivo, mas justamente para poder favorecer a aviação e não ter os maiores ágios possíveis. A gente quer que esses valores sejam revertidos para melhoria da infraestrutura, e em última análise para provimento do serviço público”, afirmou o diretor.

O projeto prevê a construção de uma nova pista de pouso, paralela à já existente e independente, apta a receber aviões cargueiros de grande porte, além de operações de transporte de passageiros, regulares e não regulares.

A audiência pública virtual do processo de relicitação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu manifestações verbais de interessados e registrou, ao todo, 212 acessos (visualizações) durante a realização da sessão, que teve duração de aproximadamente 1h40, nesta segunda-feira (13/09).

A audiência virtual é parte integrante do processo da Consulta Pública nº 12/2021 (clique no link para acessar), aberta pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 26 de agosto para submissão das minutas do edital de licitação, do contrato de licitação e dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) à avaliação da sociedade.

A relicitação de Viracopos prevê investimentos privados na ordem de R$ 4,2 bilhões no terminal paulista. A expectativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, é que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2022.

Para assistir à sessão, basta acessar o vídeo disponível do canal do YouTube da ANAC, veja abaixo:

 

Via: Ministério da Infraestrutura e ANAC

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap