Rival do 787, avião desenvolvido pela China e a Rússia inicia projeto de design

CRAIC CR929 Rússia China Avião

Após as recentes mudanças no projeto visando contar com peças e fornecedores exclusivos da China e da Rússia, o CRIAC CR929 acaba de finalizar os últimos detalhes para o início do desenvolvimento do seu design.

“O conceito geral da aeronave foi determinado, e os fornecedores de seções de fuselagem e estrutura traseira foram selecionados, e formalmente, alinhando-se para a fase preliminar de projeto”. Disse Segundo Wu Guanghui, designer Chefe da série C919, durante sua participação na WDCC (World Design Cities Conference).

Voltado para competir diretamente com o Boeing 787 Dreamliner, o CR929 também contará com material composto em sua fuselagem, incluindo motores de última geração para o widebody de longo alcance com capacidade para transportar de 250 a 320 passageiros a depender da configuração de cabine.

Curiosamente, o CR929 é fruto de uma joint-venture entre a chinesa COMAC e a russa United Aircraft Corporation (UAC), com o objetivo de competir com a Airbus e a Boeing no mercado de longo alcance.

Com as recentes mudanças no seu projeto, o CR929 terá 51% de sua estrutura constituída de materiais compósitos, com foco de concorrer com o 787 Dreamliner. A escolha de tal tecnologia deixa o avião mais leve, em comparação com a geração anterior, e consequentemente mais econômico.

Apesar dos problemas anteriores, e de provavelmente o projeto ter sido iniciado de novo, a COMAC disse que continua sua parceria com a estatal russa UAC. O primeiro voo continua previsto para 2025, assim como a primeira entrega para 2028.

Com informações: Simple Flying 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]