Primeiro estágio do foguete Electron-Rocket Lab via Peter Beck

Ontem (19/11) a empresa norte-americana Rocket Lab lançou com sucesso seu foguete Electron a partir Nova Zelândia. O foguete Electron lançou 30 pequenos satélites que foram colocados com sucesso em órbita.

No entanto, o ponto alto do lançamento foi a recuperação do primeiro estágio que foi recuperada nas águas do oceano pacífico. O primeiro estágio retornou a Terra com um paraquedas e foi recuperado por um navio da empresa.

“O que a equipe conseguiu hoje ao recuperar o primeiro estágio da Electron não é fácil”, disse Peter Beck, fundador e CEO do Rocket Lab, em um comunicado. “Foi necessário um esforço monumental de muitas equipes em todo o Rocket Lab, e é empolgante ver que o trabalho valeu a pena em um passo importante para tornar o Electron um foguete reutilizável.”

Com isso a Rocket Lab se tornou a 2º empresa privada a recuperar o 1º estágio. A veterana nisso é a SpaceX de Elon Musk, que recupera os 1º estágios de seu foguete Falcon 9.

Retorno do primeiro estágio de um Falocn 9 da SpaceX

As diversas entre eles está no modo de retorno a Terra, o Falcon 9 vem de maneira automática é pousa em uma balsa ou em terra. Já o Electron vem por meio de paraquedas e toca a água.

Outra característica do foguete Electron é seu material que é de fibra de carbono e seu objetivo é lançar satélites pequenos.

Foguete Electron da Rocket Lab- Crédito: Rocket Lab

A Rocket Lab planeja no futuro recuperar com um helicóptero o 1º estágio que está caindo de paraquedas, mas por enquanto os resgates ainda vão acontecer na água. A empresa incluise já fez um experimento, veja no vídeo abaixo.


 

DEIXE UMA RESPOSTA