A Rolls-Royce está confiante que uma certificação ETOPS do motor Trent 7000, que equipa o Airbus A330neo, será emitida até outubro deste ano.

Dessa forma o A330neo estaria apto para a realização de voos entre a Europa e o continente americano, incluindo o primeiro voo da aeronave para Guarulhos, que será o primeiro local do Brasil a atender o A330neo.

“Estamos realmente muito satisfeitos com o programa geral de testes de voo desde outubro passado”, disse o diretor do programa Trent 7000, Chris Davie, confirmando a confiabilidade do motor para a Rolls-Royce.

A empresa já está avançando em testes deste tipo, através de um motor em solo no Centro de Testes Stennis, localizado no Mississippi. Esse teste já acumulou mais de 1500 ciclos de uso e será finalizado em agosto, depois disso a FAA e a EASA vão avaliar os dados do motor, juntamente com os obtidos nos voos de testes, e poderão emitir a certificação de ETOPS 180 do A330neo.

A avaliação inclui a desmontagem desse motor de teste e a avaliação de todos os componentes por uma equipe de engenheiros.