Rolls-Royce
Foto: Rolls-Royce

Apelidado de ‘Spirit of Innovation’ (Espírito de Inovação em tradução livre), a aeronave totalmente elétrica desenvolvida pela Rolls-Royce fez jus ao seu nome, tendo estabelecido dois novos recordes mundiais confirmados recentemente.

O primeiro recorde batido ocorreu no dia 16 de novembro de 2021, quando a aeronave atingiu uma velocidade máxima de 555,9 km/h (345,4 mph) ao longo de três quilômetros, batendo o recorde anterior de 213,04 km/h (132 mph).

Além disso, a aeronave quebrou um segundo recorde ao alcançar a velocidade de 523,1 km/h (330 mph) ao longo de 15 quilômetros, quebrando o recorde anterior de 292,8 km/h.

Continua depois do anúncio

Rolls-Royce

Os voos especiais ocorreram no local de testes Boscombe Down, no Reino Unido. O local pertence ao Ministério da Defesa do Reino Unido, conhecido pela realização de testes com aeronaves militares, incluindo aeronaves experimentais.

Agora, ambos os registros foram oficialmente verificados pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), a Federação Mundial de Esportes Aéreos, que controla e certifica os registros mundiais aeronáuticos e astronautas.

Continua depois do anúncio

Com as novas marcas, a aeronave elétrica da Rolls-Royce ainda está buscando a quebra de um terceiro recorde.

A terceira tentativa de quebra de recorde é referente a subida mais rápida de uma aeronave elétrica até os 3.000 m, com a marca atual de 202 segundos. Para quebrar a marca, o ‘Spirit of Innovation’ precisou de apenas 60 segundos, porém, a nova marca alcançada ainda passará pelo processo de verificação.

Rolls-Royce

Continua depois do anúncio

Com os novos recordes mundiais, a Rolls-Royce se aproveitará dos dados para o desenvolvimento dos futuros sistemas de energia elétrica e propulsão para mobilidade aérea urbana totalmente elétrica (UAM), incluindo novas aeronaves híbrida-elétricas.

As características que os “táxis aéreos” exigem das baterias, por exemplo, são muito semelhantes às desenvolvidas para o ‘Spirit of Innovation’.

Parte do projeto ACCEL que conta com o apoio do governo britânico, o ‘Spirit of Innovation’ conta com um motor elétrico de 400kW (+- 500 cavalos). Entretanto, o projeto da aeronave conta parceria da startup de armazenamento de energia Electroflight, além do motor elétrico fornecido pela empresa automotiva YASA.

Continua depois do anúncio
Rolls-Royce
Foto: Rolls-Royce

Com informações: Rolls-Royce