Rolls-Royce testa novo Trent 1000TEN em voo

por Aeroflap

A Rolls-Royce concluiu os primeiros testes do Trent 1000 TEN em voo, esse motor irá equipar toda a linha de aeronaves Boeing 787 Dreamliner, desde a menor versão (-8) até a com maior capacidade de passageiros (-10). Esse motor será capaz de fornecer até 78 mil libras de empuxo na sua versão com maior potência, e que logicamente irá equipar o 787-10.

O primeiro vôo do motor foi realizado com uma aeronave Boeing 747, que serviu como plataforma de teste, na carenagem do motor foi incorporada uma pintura diferenciada que destacava claramente qual o tipo de motor utilizado, os testes foram realizados com decolagem do aeroporto em Tucson, Arizona, EUA.

Iain Dudley, Chefe de Marketing para o Trent 1000, disse: “Estamos muito satisfeitos que no primeiro voo ocorreu tudo bem e estamos ansiosos para um programa bem sucedido com o 747 de testes, antes de iniciar os testes de vôo com um Boeing 787 ainda este ano. Sabemos que este motor vai entregar uma mudança radical em termos de eficiência e desempenho para o 787 quando entrar em serviço. Na verdade, é perfeito para esta aeronave. ”

Mais de um milhão e meio de horas de vôo foram alcançados com sucesso utilizando a versão standart do Trent 1000, e agora a versão TEN irá oferecer novos níveis de eficiência de consumo e propulsão para os clientes.

As característica da versão TEN do Trent 1000 inclui um novo sistema de compressor dimensionada a partir do programa do motor Trent XWB e um novo desenho de turbinas para permitir impulso extra. Mas exclusivo mesmo para o TEN é um sistema de ar modulado que otimiza o fluxo de ar secundário dentro do motor através de um sistema de válvula, sem partes móveis, um sistema robusto que proporciona benefícios de desempenho.

Sair da versão mobile