Romênia tem interesse em comprar o F-35

F-35 A USAF
Lockheed Martin F-35A Lightning II. Foto: USAF.

A Romênia pode se tornar o mais novo cliente do caça stealth F-35 Lightning II dos EUA. O Presidente Klaus Iohannis afirmou nesta quarta-feira (02) que o país tem interesse em adquirir os caças de 5ª Geração da Lockheed Martin. 

A ideia foi revelada por Iohannis enquanto ele falava para militares da Força Aérea Romena em um evento na base aérea de Campia Turzii. Ele disse que as recentes tensões com a Rússia ameaçando invadir a Ucrânia mostraram que a Romênia não pode deixar de atualizar e desenvolver suas forças armadas. Por isso o interesse pela compra dos F-35. 

F-35 I Adir

Caças F-35I Adir da Força Aérea de Israel. Foto: IDF-AF.

“Os novos tipos de aeronaves equipadas pela Força Aérea, principalmente os F-16, permitem a execução de alta performance de todas as missões específicas. O processo de modernização da Aeronáutica não vai parar por aqui, porém, pretendemos adquirir aeronaves de última geração, o F-35”, disse o presidente em seu discurso. Iohannis não deu mais detalhes sobre o desejo de adquirir o caça stealth norte-americano.

“No que nos diz respeito, a Romênia está determinada a desenvolver e modernizar ainda mais suas capacidades militares, de acordo com os compromissos assumidos com a OTAN. Ao mesmo tempo, continuaremos a prestar mais atenção ao aumento da capacidade operacional de todas as estruturas militares, tanto através de esforços nacionais como num contexto multinacional.

Atualmente a Força Aérea Romena conta com 17 caças F-16A/B Fighting Falcon adquiridos da Força Aérea Portuguesa. Em dezembro, o Governo Romeno afirmou ter intenção de comprar 32 F-16 usados da Força Aérea Norueguesa O país também conta com 16 caças MiG-21 Fishbed da era Soviética. Os MiGs foram modernizados pela Elbit Systems de Israel para o padrão LanceR. 

F-16 AM Romênia

F-16AM Fighting Falcon da Força Aérea Romena. Foto: Adrian Sultanoiu/Ministério da Defesa Romeno.

Segundo o portal de notícias húngaro Portfolio, a Romênia decidiu em 2015 aumentar seus gastos com defesa para 2% do PIB, e o Conselho Supremo de Defesa da Romênia (CSAT) aprovou em 2017 que o país compraria € 9,8 bilhões em armas e equipamentos militares ao longo do próxima década.

Conforme o site, a Romênia também está adquirindo sistemas antimísseis Patriot e lançadores múltiplos de foguetes HIMARS. A iniciativa para o aumento do investimento em defesa veio do Presidente Iohannis.

F-35 janeiro lockheed

Imagem: Lockheed Martin

De acordo com a última atualização da Lockheed sobre o F-35, mais de 760 unidades do modelo já foram entregues. Nove países já declararam a capacidade operacional inicial e cinco já empregaram o F-35 em missões operacionais.

No total, 15 nações já adquiriram o F-35 e outras duas (Finlândia e Suíça) já o selecionaram como seu novo caça. Dependendo de como se darão as negociações, a Romênia poderá se tornar mais um cliente do caça furtivo. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.