Lançamento do Atlav V com o rover Perseverance- Foto/Divulgação: NASA

O rover Perseverance que foi lançado ontem (30), a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, e que já está rumo ao Planeta Marte sofreu alguns problemas técnicos algumas horas depois de seu lançamento.

O primeiro deles foi um atraso do recebimento dos dados da telemetria. O problema em si foi devido à pouca aproximação da sonda com a terra, mas à medida que a nave vai se afastando os sinais são captados pelas antenas aqui na terra.

Veículo Mars 2020 Perseverance- Foto: NASA

Primeiro, a proximidade da espaçonave com a Terra imediatamente após o lançamento saturava os receptores das estações terrestres da Deep Space Network da NASA. Esse é um problema conhecido que encontramos em outras missões planetárias”, disse em uma nota da NASA,  Matt Wallace, vice gerente de projeto da missão.

O segundo problema foi uma queda de temperatura fora do normal em alguns sistemas da sonda, que ao passar pela sombra da terra e não recebeu a luz solar, e isso fez com que a sonda ativasse o “Modo de Segurança”.

Esse modo limita alguns sistemas da sonda rover, e apenas os principais funcionam, como por exemplo o envio de dados para os técnicos na Terra.

Matt Wallace explica que “a modelagem da equipe previu que algo assim poderia acontecer durante o eclipse – o momento em que a espaçonave está na sombra da Terra – mas não conseguimos criar esse ambiente exato para testes antes do lançamento”.

Rover Mars Perseverance – Foto: NASA

 Contudo, Wallace reforça que o modo de segurança “é estável e aceitável para a sonda, e o acionamento do modo de segurança durante esta fase de transição não é problemático para o Mars 2020”. Os técnicos estão realizando as operações necessárias para tirar a nave do modo de segurança e reativam o modo normal de cruzeiro.


Missão do Rover Perseverance:

No entanto, apesar dos problemas iniciais, as atenções ainda estão para a chegada do Perseverance à Marte em 18 de fevereiro de 2021.

Se tudo der certo durante a viagem de sete meses e principalmente o complicando pouso em solo marciano, o Perseverance inicia sua exploração em busca de vida microbiana passada em Marte.

Para isso o rover tem vários sistemas de análise geológica e até um aparelho irá produzir oxigênio em Marte.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

Isso tudo faz com que essa missão seja a mais moderna e inovadora já enviada ao planeta vermelho.

Além disso, o Perseverance está levando o mini helicóptero que tem a missão de provar se é possível ou não um voo em Marte. Se der certoara que assim em futuras missões usem drones para auxiliar nas pesquisas.

Ingenuity Mars Helicopter- Foto: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA