Royal Australian Air Force recebe os primeiros caças F-35A

por Aeroflap

A Força Aérea Real Australiana (RAAF) recebeu hoje em sua Base aérea de Williamtown os primeiros dois caças F-35A do país.

O fato histórico é importante no contexto militar da Austrália, que além de reforças a sua frota de aeronaves de defesa com a última geração disponível, ainda comemora a participação de 50 empresas do país no projeto do F-35.

Ao todo a Austrália encomendou 72 caças F-35A por US$ 12 bilhões, e há outros 10 na Base Aérea de Luke, no Arizona, onde fazem parte das operações de treinamento de pilotos da Austrália. Em breve esses caças serão transportados para a Austrália.

Aos poucos o F-35A substituirá o F/A-18 na RAAF.

Essas aeronaves são conduzidas por pilotos australianos e mantidos por uma equipe conjunta de pessoal de manutenção da Austrália e parceiros do setor, incluindo a Lockheed Martin.

Foto – U.S. Air Force

Os dois caças F-35A foram fabricados nos Estados Unidos e transportados com uma escala no Havaí (EUA), através de um voo acima do Oceano Pacífico.

Os dois jatos fazem parte do Esquadrão nº3. Na RAAF os caças F-35A vão operar a partir das bases de Williamtown e Tindal.

Sair da versão mobile