Advertisement

Royal Navy realiza procedimento de pouso inédito com o F-35B

O caça Lockheed Martin F-35, conhecido por ser de nova geração, é bastante versátil e comercializado em três versões. E nesta semana a versão F-35B ficou em alta por causa de um procedimento de pouso realizado pela primeira vez pelos militares da Royal Navy (Reino Unido).

O F-35B é um jato conhecido por conseguir pousar e decolar na vertical, isso possibilita o uso do avião em várias situações, como em locais onde não há pista de pouso (ou que a mesma tenha sido bombardeada), porta-aviões e até mesmo em pistas convencionais.

Apesar dessas habilidades incríveis para um avião, o F-35B tem uma séria limitação para o pouso vertical quando está totalmente carregado, ou seja, com combustível e bombas a bordo.

A solução fácil seria descartar milhares de dólares em bombas, além do combustível, antes de pousar, mas a Royal Navy se reuniu com os engenheiros da BAE Systems para analisar as capacidades do sistema de pouso vertical do F-35B.

O resultado foi uma espécie de pouso vertical rolante, em que a aeronave se aproxima do local de pouso horizontalmente, ao mesmo tempo reduzindo a sua altitude usando o conjunto de propulsores de pouso.

Foto – Royal Navy

Esse procedimento foi realizado pela primeira vez no Porta-Aviões HMS Queen Elizabeth, com o piloto Peter Wilson nos comandos.

O piloto disse que realizou esse procedimento de pouso mais de 2000 vezes no simulador, antes de executar o mesmo no Queen Elizabeth. Agora o piloto deseja replicar esse conhecimento para mais quatro pilotos, e assim adaptar todos os da Royal Navy que integram o quadro de pilotos do F-35B.

Foto – Royal Navy

Wilson também relatou que aprendeu bastante com o major Michael Lippert, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, ele foi um dos primeiros a realizar pousos na vertical com o F-35B, ainda durante o período de testes da aeronave.

Essa manobra faz parte de uma série de requisitos para o F-35B ser declarado totalmente operacional na Royal Navy em 2021.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.