Rússia acusa Estados Unidos de utilizarem drone de reconhecimento para auxiliar a Ucrânia

por '@pedro

EQ-4 Global Hawk Estados Unidos

Nos últimos dias, até que antecederam a guerra entre Ucrânia e Rússia, o drone RQ-4 Global Hawk chamou a atenção de várias pessoas, ao sobrevoar a Ucrânia por quase 30 horas em várias ocasiões.

A aeronave não tripulada da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) é um drone do tipo HALE (High Altitude, Long Endurance), usado em missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Isso fornece capacidades adicionais para uma Força Aérea e Exército de um país.

E esse drone foi literalmente o pivô de mais uma crise entre Estados Unidos e Rússia nesse sábado. O Ministério de Defesa da Rússia declarou que os EUA estão ajudando a Ucrânia com drones de vigilância que sobrevoam constantemente o Mar Negro.

Realmente, há vários drones RQ-4 Global Hawk em atividade no Mar Negro nos últimos dias, em esquema de revezamento. No entanto, a operação é parte da vigilância da OTAN na área, de acordo com o Pentágono, que nega as acusações de utilizar os drones para ajudar a Marinha da Ucrânia.

 

Troca de acusações entre Rússia e Estados Unidos

“Na noite de 25 de fevereiro, durante a evacuação de 82 militares ucranianos que voluntariamente depuseram suas armas da Ilha Zmeiny [Zmiiny], 16 barcos da Marinha Ucraniana, usando as ‘táticas de enxame’, tentaram atacar os navios militares da Rússia”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov, em um comunicado no sábado. “Durante o ataque de barcos ucranianos sobre a área de provocação, os veículos aéreos não tripulados estratégicos dos EUA, RQ-4 ‘Global Hawk’ e MQ-9A ‘Reaper’, estavam acima.”

“É altamente provável que tenham sido os UAVs americanos que direcionaram os barcos ucranianos contra os navios da frota russa do Mar Negro”, disse Konashenkov.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, negou as alegações:

As alegações russas de que os Estados Unidos estiveram envolvidos de alguma forma nas operações navais ucranianas perto da ilha de Zmiiny são falsas. Não fornecemos ISR ou qualquer outro suporte. Atribua isso a apenas mais uma mentira do Ministério da Defesa russo”, disse ele para a CNN.

Konashenkov também disse que seis barcos da marinha ucraniana foram destruídos, mas que nenhum dos 82 militares ucranianos da ilha, também conhecida como Ilha da Cobra, ficaram feridos. A Ucrânia nega, e diz que o ataque vitimou 16 militares ucranianos.

 

O Drone RQ-4/EQ-4 Global Hawk

O RQ-4 Global Hawk pode voar a mais de 18 mil metros por mais de 32 horas. Foto: Northrop Grumman.

No momento do drone FORTE 11 continua sobrevoando o Mar Negro, e os Estados Unidos não anunciaram uma suspensão das missões com drones pacíficos. Acompanhe Clicando Aqui.

O Global Hawk é uma das maiores aeronaves não-tripuladas em operação no mundo, apresentando 15.5 metros de comprimento, 4,7 metros de altura e uma impressionante envergadura de quase 40 metros. Uma asa tão grande aliada ao potente motor Rolls-Royce F137-RR-100 dá ao RQ-4 uma das suas características mais notáveis: um teto de serviço de 60 mil pés (18288 metros) com uma autonomia superior a 32 horas. 

Conheça mais sobre o drone Global Hawk em uma matéria especial que produzimos Clicando Aqui.

 

Com informações da CNN.

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Drone, Estados Unidos, Militar, Rússia, RQ-4 Global Hawk, Ucrânia

Sair da versão mobile