Rússia Cazaquistão
Foto: Getty Images

A Rússia confirmou que suas tropas assumiram o controle do Aeroporto de Almaty em meio a diversos protestos em outros pontos no Cazaquistão. Nos últimos dias milhares de manifestantes tomaram o Aeroporto que foi tomado pelas tropas russas no último dia 5.

O presidente do Cazaqusitão, Kassym-Jomart Tokayev, deu aviso para que as tropas ‘atirem sem qualquer aviso’ contra os manifestantes. Os manifestantes protestam contra a alta descontrolada dos preços dos combustíveis.

As tropas russas foram transportadas em nove aviões Ilyushin Il-76 segundo o Porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov. 

“O aeroporto de Almaty agora está sob controle total em um esforço conjunto com as agências de aplicação da lei da República do Cazaquistão”. Disse o porta-voz à Agência de Notícias TASS.

A Bielo-Rússia tem mostrado seu apoio aos atos da Rússia contra os manifestantes, tendo chamados de ‘influência estrangeira’.

“O Cazaquistão é uma tentativa de atacar os estados pós-soviéticos ao longo do perímetro da Rússia. Eles precisam afogar os russos em sangue. Repito mais uma vez: se o país entrar em colapso, não temos ideia de onde isso vai acabar”. Disse Tokayev, Presidente da Bielo-Rússia.

Devido aos conflitos, diversas companhias aéreas cancelaram seus voos com destino ao Cazaquistão até que a situação esteja normalizada. 

DEIXE UMA RESPOSTA