Advertisement

Rússia ataca e toma controle da maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia

Zaporizhzhia usina Ucrânia Rússia Guerra

Autoridades da Ucrânia afirmaram nesta sexta-feira (04) que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, está sob controle da Rússia após um ataque na noite passada. 

Localizada na cidade de Energodar, no sudoeste do país, a Usina de Zaporizhzhia possui seis reatores VVER-1000 e é responsável por gerar 19% de toda energia elétrica da Ucrânia. Contudo, apenas um dos reatores estava ativo no momento do combate. 

Após o ataque que deixou três militares ucranianos mortos e dois feridos, a IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) informou que nenhum vazamento de radiação foi detectado. 

O ataque russo foi transmitido ao vivo pelas câmeras da usina. Milhares de internautas assistiram a transmissão em tempo real, mostrando blindados e tropas de infantaria da Rússia trocando tiros com soldados ucranianos. 

A ação russa causou um incêndio que atingiu o terceiro, quarto e quinto andar de um prédio usado para treinamento de pessoal, fora do complexo de reatores. Foi relatado que bombeiros foram inicialmente alvejados pelos russos ao tentarem conter as chamas.

O fogo só foi contido por volta das 6h20 desta manhã, informou o Serviço de Emergências da Ucrânia. Após o incêndio, Oleksandr Starukh, chefe da Administração Militar Regional de Zaporizhzhia, informou que os níveis de radiação na usina e na região ao redor permanecem inalterados e sem oferecer riscos à população. Starukh também confirmou que a Usina estava sob controle das tropas russas. 

“Poderia ter sido uma situação dramática, não deveríamos esperar para algo assim acontecer antes de tentar enfrentar [o problema] de uma maneira eficiente. Sabemos o que está em risco. Neste momento, temos uma normalidade anormal”, disse o diretor da IAEA, Rafael Grossi, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira. 

O ataque ocorre uma semana depois que a Rússia tomou o controle da Usina Nuclear de Chernobyl, famosa pelo acidente de 1986. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Guerra, Nuclear, Rússia, Ucrânia, usaexport, Zaporizhzhia