Advertisement

Rússia confirma que vai produzir 20 aeronaves Tupolev Tu-214 por ano e nova versão cargueira

por Aeroflap

Tupolev Tu-214 Aeroflot Rússia

A aviação russa precisou se reinventar nos últimos tempos, a principal razão foi a guerra entre a Rússia e a Ucrânia que está próximo de completar um ano. O mundo todo sofreu os impactos com o começo dos conflitos, entre eles o setor aéreo russo que praticamente precisa se refazer sozinho.

A Rússia resolveu então incentivar a produção nacional e apostou nos projetos so Sukhoi Super Jet e também no Irkut MC-21. O país foi impedido de receber alguns suprimentos para a produção de aeronaves em território russo. 

As companhias aéreas russas que devido as sanções impostas precisaram devolver aviões aos lessores, e com isso houve demanda para construção de aeronaves de pequeno e médio porte, como o caso do Tupolev Tu-214.

Para dar conta da crescente demanda para os próximos anos, a agência de notícias russa TASS divulgou que o chefe da United Aircraft Corporation (UAC), que controla as fabricantes Illyushin, Irkut e Tupolev, confirma o aumento da taxa de produção das aeronaves Tu-214 para 20 ao ano, além da versão cargueira. 

Yury Slyusar, chefe da UAC, disse que as entregas tanto do Tupolev Tu-214, MC-21-310 e do SSJ-NEW para companhias aéreas deverá começar em 2024, exceto pelo último que deverá ser entregue para uma empresa russa em dezembro desse ano.

O Tupolev Tu-214 é uma versão atualizada e com maior alcance da base do Tu-204, podendo transportar até 210 passageiros com tanques extras. Tanto uma versão como a outra são equipadas com motores turbofan Aviadvigatel PS-90. 

A produção do Tupolev Tu-214 irá aumentar de forma gradativa ano após ano, visto que a Rússia prevê que o mercado necessite de mais de 1.000 aviões até meados de 2030. Até 2026, a segundo o governo, a taxa será de 20 aeronaves por ano, por enquanto será de 10 aeronaves em razão da cadeia de suprimentos.

 

 

Com informações da TASS.

 

Sair da versão mobile