Rússia está comprando mais unidades do caça-bombardeiro SU-34

SU-34- Foto: MoD

A Rússia está comprando novos caças-bombardeiros Su-34 para substituir os antigos caças-bombardeiros SU-24. Ao todo serão comprados 76 novos Su-34, que serão cobstruídos pela fabricante Sukhoi da United Aircraft Corporation.

Os caças em questão são os Su-34M, variantes dos SU-34, já operados pelos russos.Os novos caças apresnetam novos pods, um canhão de 30 milímetros e um radar para contramedidas eletrônicas Khibiny. O caça é biposto e pode levar até 12 toneladas de armamentos.

“Com o papel ativo que a força aérea da Rússia desempenhou na Síria, sem dúvida essa experiência também foi incluída na modernização do Su-34”, disse Samuel Bendett, pesquisador do Centro de Análises Navais e analista do Center for a New American Segurança.

“Esta é uma aeronave de nova geração que pode realizar tarefas de caça e bombardeio”, disse um especialista.

A Rússia enviou Su-34 para a Síria em novembro de 2015, logo após um F-16 turco abater um Su-24 russo que supostamente se espalhou pelo espaço aéreo da Turquia. Os Su-34 participaram da brutal campanha de bombardeios da Rússia, que visa civis e trabalhadores médicos sírios.

Esse já será o terceiro lote de caças SU-34 da força aérea. O primeiro lote foi encomendado em 2008, ao todo foram 32 unidades. O segundo lote com 92 unidades aconteceu em 2012. É estimado que até 2030 a Rússia opere 200 aeornaves SU-34

Em relação aos antigos SU-24, a Rússia opera hoje cerca de 275 unidades do caça-bombardeiro.


Fonte de apoio: Forbes/ Adaptações: Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA