Rússia está pronta para novo acordo de venda do sistema S-400 para Turquia

Sistema de Defesa S-400- Foto: Forças Armadas Russas

A Rússia está pronta para fazer um novo acordo de venda com a Turquia dos sistemas de mísseis de defesa aérea S-400 caso o governo turco se interesse, informou o vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov.

“Eles têm essa opção e assinaremos o acordo, se manifestarem o desejo”, afirmou o vice-premier.

Caso a Turquia aceite esse será o segundo lote do sistema S-400. O país se tornou o primeiro membro da OTAN a ter o sistema S-400, os equipamentos chegaram ao país e julho de 2019 e custaram ao governo de Erdogan, cerca de e US $ 2,5 bilhões.

Equipamentos militares do S-400 em solo turco- Foto: Ministério daDefesa da Turquia

Ao mesmo tempo que Ancara (capital da Turquia), se beneficia com esse poderoso sistema de defesa aérea o país criou problemas com os EUA, que eram contra a compra turca do S-400. O resultado final foi a retirada da Turquia do Programa F-35 e o cancelamento da venda dos caças furtivos ao país.

Após toda essa situação desconfortável com os EUA, os turcos se aproximaram cada vez mais da Rússia, e foi cogitado até a compra de caças russos por parte da Turquia.

Vale lembrar que a Turquia tem seu projeto próprio de caça furtivo, o projeto do TF-X já foi apresentado ao mundo no último Paris Airshow e também surgiu a possibilidade da Rússia fazer parte desse projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA