Sukhoi SU-35.

A Rússia por meio da empresa estatal Rostec está pronta pata negociar vendas de caças SU-35 para a Turquia, caso o país do leste europeu fique interessado no caça de superioridade aérea russa.

“Se nossos colegas turcos expressarem interesse, estamos prontos para discutir as entregas do Su-35”, disse Chemezov, segundo o serviço de imprensa da Rostec. 

A possível vinda dos caças poderia ser uma saída para a questão da perda dos F-35. Uma vez que a Turquia comprou os armamentos russos S-400 isso desagradou os EUA que iriam vender os F-35 para Ancara e por diversas vezes ameaçaram cancelar a venda caso a Turquia comprasse o sistema S-400. 

Os EUA por meio de um porta-voz do Departamento de Estado disse que sanções podem vir à Turquia devido a compra deles dos equipamentos russos.

A Turquia por sua vez disse para os EUA reconsiderar a decisão vetar a venda dos F-35 e da exclusão do país do Programa F-35. As autoridades turcas desde o começo estavam interessadas em ter o Sistema de Mísseis S-400 e os caças de 5º geração F-35A.

O SU-35 é um caça de 4.5 geração de superioridade aérea, altamente manobrável, com uma autonomia de voo de 4.500km e uma velocidade de 2.500 km. Em relação ao poder de fogo o caça russos é capaz de levar uma metralhadora de 30 mm, até 8 toneladas da carga útil. Atualmente a Rússia é a maior operadora desde modelo, mas outros países como a China, Índia e Indonésia já operam o caça.

Fonte de apoio: TASS / Edição: Aeroflap