O relatório mais recente da Inteligência Britânica aponta que as Forças Aeroespaciais Russas (VKS) estão usando o caça de 5ª geração Sukhoi Su-57 Felon contra a Ucrânia desde junho de 2022. A Rússia, no entanto, está evitando empregar seu avião mais moderno dentro do território ucraniano.
O Su-57 fez seu primeiro voo há quase 13 anos, quando ainda era chamado de T-50 PAK-FA. Trata-se do primeiro caça de 5ª geração do país, bem como o único do tipo em serviço e a única aeronave stealth em operação com VKS, que recebeu seu primeiro exemplar de produção em 2020.
Chamado de Felon (criminoso) pela OTAN, o Su-57 é o caça mais moderno e avançado da Rússia. O modelo chegou a ser testado em combate na Síria em 2018, ainda em fase de protótipo. Ao passo que a presença do avião no Oriente Médio foi altamente divulgada por Moscou na época, o emprego do Su-57 no conflito no Leste Europeu seguiu um caminho completamente oposto.
Em maio, cerca de três meses após o início da guerra, a mídia estatal russa já apontava para o uso da aeronave contra a Ucrânia. No entanto foi só em outubro que uma fonte oficial reconheceu (e elogiou) a participação do Su-57 na chamada Operação Militar Especial (SMO).
Por outro lado, o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) afirma que a VKS estaria realizando missões com o Felon na Ucrânia desde junho, utilizando mísseis ar-ar e ar-solo de longo alcance contra alvos no país invadido há 10 meses.
“Imagens recentes disponíveis comercialmente mostram cinco Felons estacionados na Base Aérea de Akhtubinsk, que abriga o 929º Centro de Testes de Voo. Como esta é a única base conhecida do Felon, essas aeronaves provavelmente estiveram envolvidas em operações contra a Ucrânia”, diz a pasta.
Todavia, apesar da clara superioridade do Su-57 em comparação aos modelos utilizados pela Ucrânia (MiG-29, Su-24, Su-25 e Su-27), o MoD afirma que os voos ofensivos do caça stealth russo não passam do limite do território russo.
“É altamente provável que a Rússia priorize evitar danos à reputação, perspectivas de exportação reduzidas e o comprometimento de tecnologia sensível que resultaria de qualquer perda de FELON sobre a Ucrânia. Isso é sintomático da abordagem continuada de aversão ao risco da Rússia para empregar sua força aérea na guerra.”
Em outras palavras, a Rússia usa o Su-57 em operações contra a Ucrânia, mas apenas dentro de seu próprio território, sem cruzar a fronteira, para evitar possíveis perdas (e uma eventual captura) de seu mais avançado vetor. Logicamente é mais difícil para a Ucrânia derrubar um Su-57 do que um Su-35, por exemplo, mas não é impossível.
O MoD também cita o “comprometimento de tecnologia sensível” caso um Su-57 fosse abatido. Em setembro, forças ucranianas capturaram um dos mais avançados sistemas de guerra eletrônica da Rússia, encontrado junto aos destroços de um caça Su-30 derrubado em março. Este fato levantou questões quanto ao possível desleixe da Rússia em limpar a área da queda da aeronave para evitar que os equipamentos sensíveis caíssem na mão do inimigo.
This is a 518-PSM starboard wingtip pod. It is likely a transmitter (i.e. jammer) pod, while the port wingtip pod (designated 518-LSM1) is likely a receiver pod. The two detachable pods are part of the SAP 518-SM active ECM system, which is part of the Su-30SM's KS REP ECM suite. https://t.co/PfSrYxHAPG pic.twitter.com/Lk1oKUJZ4T
— Guy Plopsky (@GuyPlopsky) September 12, 2022
Um possível abate do Su-57 só traria ainda mais atribulações para Moscou, que já passa por maus bocados desde que invadiu a Ucrânia. Além de ser um problema em termos de segurança, seria um enorme vexame para os russos, cuja performance na guerra tem sido fortemente criticada e vista como ineficaz.
Além disso, a Rússia ainda tenta vender o Su-57 para outros países, algo que seria altamente desfavorecido se o avião stealth fosse derrubado na Ucrânia.