Rússia iniciou o projeto de um avião espacial, diz o designer soviético do ônibus espacial

An-225 com o Buran, em Paris, em 1989- Foto: Via Internet

(Reuters) – A Rússia está desenvolvendo um avião espacial reutilizável, uma subsidiária do conglomerado Kalashnikov disse na quarta-feira, esse é o o primeiro projeto da Rússia desde o falecido ônibus espacial Buran, da União Soviética.

Um modelo em tamanho real do avião foi apresentado em um pavilhão fechado durante um fórum militar russo no ano passado e o projeto agora está em desenvolvimento, disse o diretor-geral da unidade de pesquisa para produção de Molniya.

“A meta agora foi definida e o desenvolvimento de um complexo civil multiuso com um avião orbital está em pleno andamento”, disse Olga Sokolova em comentários postados no site de Molniya.

A instalação de Molniya projetou o ônibus espacial Buran, há muito desativado, na década de 1980, em resposta ao lançamento do programa de ônibus espacial dos EUA durante a era da Guerra Fria.

Ônibus Espacial russo Buran sendo transportado de balsa, em 2008- Foto: REUTERS

Mas o Buran voou apenas uma vez. Embora tenha feito uma viagem de retorno bem-sucedida do cosmódromo de Baikonur em 1988, o programa não foi adiante porque as autoridades lutaram para encontrar um uso para o ônibus espacial antes que a União Soviética fosse desmantelada e o financiamento esgotado.

O fim da era soviética foi seguido por anos de acidentes e contratempos para o programa espacial nacional, incluindo a queda em 2002 do telhado do hangar do cosmódromo onde o Buran estava armazenado.

O chefe da corporação espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, disse em maio do ano passado que Moscou estava considerando desenvolver um avião espacial pilotado, acrescentando que o Buran estava à frente de seu tempo.