Rússia passa a proibir 36 países de sobrevoar o seu espaço aéreo

Companhias Aéreas Lufthansa Rússia voos
Foto: Lufthansa

Em contragolpe contra as medidas adotadas pela União Europeia em decorrência da guerra na Ucrânia, a Rússia anunciou a lista de países proibidos de sobrevoar o seu espaço aéreo.

Segundo a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia), estão listadas os seguintes países: Albânia, Anguilla, Áustria, Bélgica, Bulgária, Ilhas Virgens Britânicas, Alemanha, Gibraltar, Hungria, Grécia, Dinamarca, Canadá, Croácia, Chipre, República Tcheca, Estônia, Finlândia, França, Jersey, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Com a proibição em vigor, a maioria dos voos entre a Europa e a Ásia foram afetados por conta dos desvios, adicionando horas a mais a depender do trajeto.

Rússia desvio aéreo

Note o desvio adotado em um voo da British Airways após a proibição de sobrevoar o espaço aéreo russo Foto: Flighradar24/Reprodução

Com isso, será normal ver desvios atípicos por conta das restrições. Vale lembrar que, a Rússia está enfrentando uma sanção semelhante por parte dos países que compõem a União Europeia, no qual todas as suas aeronaves estão proibidas de entrar no espaço aéreos dos países membros da União Europeia. 

Apesar dos bloqueios do espaço aéreo na maioria dos países europeus, a Rússia enfrentará também nos próximos dias o encerramento de contratos de locação de aeronaves por arrendadores internacionais, impactando ainda mais as suas operações internacionais.

Por fim, é bem provável que a lista de países proibidos passe contar com mais membros, conforme as sanções avançam. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]