Advertisement

Rússia perde caça MiG-31 em acidente

MiG-31 decolagem Rússia

Um caça interceptador MiG-31 Foxhound das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) caiu ontem (08) na região de São Petersburgo, não muito distante da fronteira com a Finlândia. Os dois tripulantes ejetaram e foram resgatados sem ferimentos. 

Segundo o serviço de relações públicas do Distrito Militar Ocidental, o caça estava realizando uma missão de treinamento de rotina na hora do acidente. Alexander Drozdenko, governador da região, confirmou pelo Telegram que o caça caiu perto do Lago Beloye, no distrito de Luzhsky, distante 396 Km de São Petersburgo. 

https://twitter.com/theragex/status/1512438193320304642

Três helicópteros Mi-8 Hip foram enviados para fazer a busca e resgate dos tripulantes. Mídias locais afirmaram que o acidente se deu por problemas técnicos, sem dar mais detalhes.

Este é o segundo acidente envolvendo um MiG-31 desde 29 de janeiro. Na última ocasião, a aeronave derrapou na pista e fica parcialmente destruída.

O Mikoyan MiG-31 Foxhound, como é chamado pela OTAN, é um interceptador desenvolvido na década de 1970 para substituir o MiG-25 Foxbat. Atualmente é o caça mais rápido em serviço no mundo, podendo ultrapassar os 3000 Km/h graças aos dois potentes motores Soloviev D-30F-6. 

O MiG-31 possui um total de oito pontos duros (quatro na fuselagem e quatro nas asas) para transportar mísseis ar-ar R-73, R-60 e R-33. Na sua variante MiG-31K, o caça recebeu integração para empregar o míssil aerobalístico hipersônico Kinzhal.

Kh-47 Kinzhal míssil hipersônico Rússia
MiG-31K com o míssil aerobalístico hipersônico Kh-47M2 Kinzhal. Foto: Arquivo TASS

Também foi o primeiro avião de caça a receber um radar de varredura eletrônica passiva (PESA), na forma do Zaslon S-800. 

Atualmente a Rússia possui cerca de 130 caças MiG-31 em serviço. Já o Cazaquistão, único cliente de exportação do modelo, possui 20 unidades na sua frota. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Mig 31, Rússia, usaexport