Advertisement

Rússia testa poderoso míssil Satan-2, que pode levar várias ogivas nucleares

Rússia Sarmat Satan-2

O Ministério da Defesa da Rússia disse hoje (20/04) que o país testou um de seus mísseis balísticos intercontinentais RS-28 Sarmat, e o secretário de imprensa do Pentágono, John F. Kirby, disse que os russos notificaram adequadamente os Estados Unidos sob suas novas obrigações do Tratado START.

“Tais testes são rotineiros e não foram uma surpresa. Não foram considerados uma ameaça para os Estados Unidos ou seus aliados”, disse Kirby.

O Ministério da Defesa russo informou que o míssil de longo alcance foi lançado de Plesetsk, no noroeste da Rússia, e pousou minutos depois na península de Kamchatka, no extremo leste do país, perto do Oceano Pacífico.

Veja o lançamento no vídeo abaixo:

O ICBM RS-28 Sarmat, da Rússia, é popularmente conhecido como Satan 2, e atualmente é um dos mais poderosos do país. O equipamento tem capacidade de carregar vários tipos de ogivas nucleares, boa parte com boa potência de destruição.

O míssil “Satan-2” tem capacidade de atingir a velocidade de Mach 10, isso resulta em aproximadamente 12.348 km/h, é um sistema que dá a capacidade do Governo Russo de atacar qualquer lugar do leste dos EUA em cerca de 30 a 40 minutos.

Satan-2 fora do Silo.

“Considero isso uma resposta ao sistema de defesa antimíssil que os EUA implantaram na Europa. Os antimísseis norte-americanos, inclusive o Aegis, voam a uma velocidade 5 vezes maior que a do som. Para alcançar um míssil que voa com a velocidade de pelo menos Mach 10 é necessário possuir um antimíssil com velocidade de Mach 15, mas os EUA não têm essa arma, neste caso eles se tornam simplesmente inúteis”, disse Aleksei Leonkov na primeira divulgação da arma, em 2018.

O teste ocorre ao mesmo empo que forças russas estão avançando para o sul da Ucrânia, a partir do lado norte da região de Donbass e estão tentando manter a pressão sobre as forças ucranianas naquela área. Além disso, a Rússia está realizando vários exercícios militares simultâneos na Sibéria neste momento.

As forças russas continuam a avançar para o sul de Izyum, na Ucrânia, em direção às cidades de Kramatorsk, Sloviansk e Lyman, no Donbas, disse a autoridade.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Militar, Míssil, Rússia, teste, usaexport