A Rússia distribuiu nos últimos dias uma publicidade bastante curiosa. Utilizando um caça F/A-18 dos Estados Unidos, o país colocou um banner de propaganda a favor da guerra em Voronezh (Rússia), mas utilizando a aeronave errada.

Ao tentar mostrar o poderio militar russo um caça F/A-18 Hornet foi utilizado. Mas há um problema: Este avião é um dos principais vetores de defesa do país rival, os Estados Unidos.

O pôster colocado na cidade tem a inscrição “O mundo foi conquistado pelos Grandes e será preservado por nós”, além da letra Z, que identifica as forças armadas da Rússia.

A arte também circulou em grupo militares do Telegram, utilizado pelos russos que estão com poucas alternativas de redes sociais no momento. Logicamente, os habitantes do país identificaram o erro, e criticaram a propaganda pró-guerra do governo.

Já no ocidente o pôster está sendo encarado como uma grande piada, visto que a Rússia tem bons caças de fabricação nacional, como o Su-34, Su-35, Su-27 e MiG-31, além do Su-57 de 5ª geração, superior ao F/A-18 (teoricamente).