Sukhoi Su-30SM da Força Aérea do Cazaquistão. Foto: Alexey Korshunov/RussianPlanes.net via Wikimedia.

As Forças de Defesa Aérea do Cazaquistão (KADF) devem receber mais quatro caças Sukhoi Su-30SM Flanker-H no final de 2022, informou o diretor do Serviço Russo de Cooperação Técnico-Militar, Dmitry Shugayev. 

Falando à Agência TASS, Shugayev destacou que 20 caças Su-30SM já foram entregues ao Cazaquistão, acrescentando que o último lote de aeronaves a ser entregue no próximo ano faz parte de um contrato em andamento. Segundo a Janesas mais novas aeronaves irão completar o segundo esquadrão de 12 Su-30SM da KADF. 

O governo do Cazaquistão expressou pela primeira vez sua intenção de comprar um segundo esquadrão de Su-30SM em agosto de 2017 como parte de um acordo assinado com a Rússia. No entanto, o país fez um pedido de apenas oito dessas aeronaves durante a exibição de defesa KADEX realizada em maio de 2018. O anúncio de Shugayev confirma que as quatro aeronaves restantes para completar o segundo esquadrão Su-30SM do KADF agora também estão encomendados.

Su-30SM da KADF. Foto: BEDENKO GRIGORIY/Astana Times.

Com base nas observações de Shugayev, o portal entende que todas as oito aeronaves encomendadas em 2018 estão agora em serviço KADF, com as últimas quatro aeronaves sendo entregues à 610ª Base Aérea de Karaganda em novembro de 2020. Na época, o Ministério da Defesa do Cazaquistão não revelou quantas aeronaves foram entregues.

No geral, acredita-se que o Cazaquistão esteja planejando adquirir três esquadrões de Su-30SMs, totalizando 36 aeronaves. No entanto, nenhum relatório recente surgiu sobre as negociações para adquirir um terceiro esquadrão Su-30SM, afirma o site. 

O Su-30SM é baseado no Su-30MKI, originalmente desenvolvido para a Força Aérea Indiana. A aeronave possui 12 pontos duros para o emprego de múltiplos mísseis ar-ar, ar-solo, bombas e foguetes, além do canhão interno de 30mm. A aeronave também é similar ao Su-30MKA da Argélia e MKM da Malásia. 

DEIXE UMA RESPOSTA