S7 Airlines pode utilizar velhos aviões soviéticos para cumprir seus voos, diz ministro

Foto: Jakob Dahlgaard Kristensen (CC BY-SA 3.0)/Via Wikipédia

O impacto das sanções internacionais já está começando a afetar a aviação da Rússia. Além da Volga-Dnepr tocar suas operações somente com aviões russos, suspendendo os voos com modernos Boeing 747 e 777, agora a S7 Airlines pode voltar a operar com aviões do tempo da União Soviética.

A informação foi compartilhada hoje (24) pelo Ministro dos Transportes da Rússia, Vitaly Savelyev, que ressaltou alguns aviões que serão repassados para a S7 Airlines.

Moderno A320neo da S7 Airlines, um dos aviões mais econômicos da sua categoria.

“A S7 levará cinco aeronaves, dois aviões de carga Il-96 e três aviões de carga Il-86. Eles adaptarão essas aeronave e vamos voar [com elas]”, disse Savelyev durante uma reunião do comitê do Conselho da Federação sobre política econômica. A agência Interfax publicou sobre esse assunto.

Todos esses aviões cargueiros citados acima foram convertidos para este tipo de operação, e a adaptação citada é para transformar essas aeronave para o transporte de passageiros.

O ministro não deu detalhes sobre quais aviões serão colocados na frota da S7 Airlines, que até então apostava na contramão dessa decisão, com modernas e econômicas aeronaves de corredor único.

Il-96-400VPU matrícula RA-96104 do FSB, interceptado na última segunda-feira. Foto: Anna Zvereva via Wikimedia.

O IL-86 é uma aeronave quadrimotora criada ainda na época da União Soviética, com seu primeiro voo realizado em 1976, e com produção encerrada em 1991. Apesar de ser bastante robusto e confiável, na época apenas 106 unidades foram produzidas, algumas poucas ainda operam pela Uzbekistan Airways e a Armenian Airlines.

Já o IL-96, considerado uma atualização do IL-86, pode transportar até 350 passageiros, e teve sua produção encerrada em 1993, apesar da Rússia tentar desenvolver uma versão atualizada até então focando no uso militar.

Diferente dos narrowbody da frota da S7 Airlines, estes IL-86 e IL-96 são aviões de duplo corredor, ainda dependem de um engenheiro de voo para as suas operações, mas, todos os equipamentos a bordo são russos, incluindo os barulhentos motores Kuznetsov NK-86, do IL-86, e Aviadvigatel PS-90A, do IL-96.

 

 

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