SAAB conclui testes com novo radar para frota de caças Gripen C/D

A Saab continua a desenvolver a tecnologia AESA principal e agora concluiu com êxito os primeiros testes aéreos com o novo radar AESA de banda X. Os testes foram realizados com sucesso, coletando dados enquanto detectavam e rastreavam objetos.

O radar é projetado para aeronaves de combate e pode ser adaptado a uma variedade de plataformas. Como a Saab anunciou anteriormente , uma versão da nova antena AESA foi vendida a um cliente do governo dos EUA.

“Este é um passo importante no desenvolvimento do nosso novo radar AESA de caça. Vemos grandes possibilidades para o radar, e seu design modular, adaptável e escalonável significa que ele também pode ser usado para uma variedade de outras aplicações ”, diz Anders Carp, vice-presidente sênior e vice-presidente de vigilância da área de negócios da Saab.

SAAB Gripen D- Foto: Greg Waldron / FlightGlobal

A aeronave que foi usada durante o teste aéreo foi uma aeronave Gripen D, atualmente oferecida com o mais recente radar Mk4 da Saab. A nova versão do radar pode ser oferecida aos operadores Gripen C / D, como uma atualização.

O novo radar AESA possui GaN, um material que proporciona menor consumo de energia e maior resistência ao calor. Isso permite maior largura de banda e maior confiabilidade, disponibilidade e eficiência. O novo radar AESA de banda X de caça terá, por exemplo, melhor desempenho contra alvos pequenos, capacidade aprimorada de contramedidas eletrônicas (ECCM), bem como capacidade aprimorada de suportar armamentos mais avançados.

Via- SAAB
 

DEIXE UMA RESPOSTA