Foto - Saab AB

A Saab iniciou a montagem final do primeiro Gripen E que será direcionado ao Brasil, batizado também de Gripen NG pelas diferenças em relação ao avião fabricado pela Suécia.

O caça está sendo construído em Linkoping, na Suécia, e está previsto para voar a partir de julho deste ano. No geral a etapa de montagem final tem três estágios, mas é possível finalizar em poucos meses.

A montagem do Gripen NG no Brasil deverá começar em 2020, a partir da linha de montagem da Embraer-Saab em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, boa parte das peças serão fabricadas em São Bernardo do Campo. Antes disso, 8 aviões Gripen NG serão fabricados na Suécia, todos eles na versão monoposto, e serão entregues ao Brasil até o final de 2021.

A linha de fabricação brasileira será responsável de início pela produção do modelo biposto do Gripen NG, a partir de 2022 o local passará a fabricar o modelo biposto. O primeiro Gripen NG produzido em solo brasileiro deverá voar pela primeira vez em 2021, e será entregue em 2023.

Vale ressaltar que a certificação do Gripen E/NG iniciou em janeiro de 2019, a Saab espera conseguir certificar a aeronave em menos de dois anos.

 

Você pode conferir mais detalhes na imagem abaixo: