A empresa sueca SAAB, divulgou em sua página oficial do Facebook a instalação de um motor GE F414 no Gripen NG que será destinado à Força Aérea Brasileira.

No vídeo, que está acelerado, podemos observar como foi realizado o trabalho de instalação do motor no caça brasileiro. O motor é de fabricação norte-americana e permite que o caça alcance Mach 2, ou seja, duas vezes a velocidade do som.

Gripen NG (Mock up) Foto: FAB

Na semana passada, durante a LAAD, a Embraer e a Saab divulgaram mais novidades a respeito das chegadas dos caças Gripens ao Brasil, como o primeiro voo do do caça brasileiro que acontecerá esse ano na Suécia

Outra novidade foi a expectativa para a entrega das primeiras unidades do Gripens que serão construídos em solo brasileiro pela Embraer.

Ao todo a FAB terá 36 unidades do caça Gripen, sendo que algumas unidades do caça serão construídas pela Embraer e terá a transferência de tecnologia, onde técnicos do Brasil e da Suécia poderão desenvolver tecnologias. Um exemplo é o cockpit dos Gripens brasileiros, que foram projetados pela empresa brasileira AEL.