Advertisement

SAAB oferece Gripen E para à Índia e busca parceria para peças com o país asiático

KC-46 USAF Força Aérea

A SAAB está oferecendo o Gripen E para a Índia, para que assim o país asiático possa fortalecer ainda mais sua força aérea. 

Ao todo estão sendo oferecidos 110 caças SAAB Gripens E, e isso poderá contar com uma participação indiana na construção. A empresa sueca já está sondando indústrias da Índia, que podem oferecer componentes aeroestruturais, como subconjuntos, peças usinadas e chapas metálicas.

A discussão para que isso ocorra já está em andamento e poderá acontecer visita dos técnicos da SAAB às estruturas indianas que forneceriam as peças, para averiguar o controle de qualidade e capacidade de construção. Vale ressaltar que a empresa já tem um centro de desenvolvimento em Hyderabad, e existe um trabalho conjunto com a empresa Tech Mahindra.

Em meio as discussões, Mats Palmberg, vice-presidente de Parcerias Industriais e chefe da Campanha Gripen India disse: ”O tour de avaliação da indústria ocorrerá por 10 dias em meados de outubro. Doze PMEs indianas adequadas para a fabricação de sistemas serão visitadas por uma equipe composta por diferentes empresas Saab, fornecedores internacionais de sistemas liderados por membros da equipe Gripen for India.”

Palmberg completa dizendo que: ”Algumas discussões resultaram em memorandos de entendimento (MoU) com a intenção mútua de trabalhar juntos em uma base mais ampla na defesa e também na fase de execução do programa Gripen E na Índia. Também temos contratos com fornecedores de peças para máquinas e chapas. Todos esses produtos são exportados da Índia para nossos programas comerciais com Airbus e Boeing”.

Gripen E (Indiano)- Foto/Arte: SAAB

Finalizando sua fala o executivo da SAAB disse que o “O desenvolvimento dessas capacidades exigirá investimentos substanciais da Índia e de parceiros internacionais. Investimentos precisarão ser feitos em instalações, treinamento, máquinas etc”. Mostrando assim que toda uma região ganharia com a produção local conjunta de um caça.

A Índia está remodelando sua força aérea, isso significa que a aquisição de novas aeronaves irá acontecer. Um exemplo é a aquisição de caças Rafale, sendo que essa semana notícias informaram que a Índia pode aumentar o número de pedidos do caça francês, sendo que o primeiro dos 36 chegará em outubro deste ano.

Estão na jogada também o já falado Gripen E, caças SU-30MKI e MiG-29, além do norte-americano F-21 (um F-16 modificado para os padrões indianos).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.