Air Tractor AT-802 F - Foto: SAAB

A Agência Sueca de Contingências Civis (MSB), está exercendo uma opção em seu contrato com a Saab referente à capacidade de combate a incêndios aéreos na Suécia. A Saab fornecerá duas aeronaves adicionais com tripulação associada.

A encomenda de março de 2020 diz respeito à capacidade de combate a incêndios com duas aeronaves de balde por ano, de 1 de abril a 30 de setembro, até 2023. A MSB está agora a exercer a opção contratual para mais duas aeronaves, a partir da época de incêndios de 2021. Este é um recurso que estará disponível tanto para a Suécia como para a UE.

Durante o ano passado, a Saab estabeleceu capacidades na forma de aeronaves de combate a incêndios do tipo Air Tractor AT-802 F e habilidades de piloto e técnico, bem como licenças específicas para operação. Durante o verão, a MSB decidiu implantar aeronaves e pilotos Saab para combater um total de cinco incêndios florestais diferentes. 

Air Tractor AT-802 F – Foto: SAAB

“Temos orgulho de fazer parte do sistema de defesa nacional sueco e estamos ansiosos para expandir nossas capacidades de combate a incêndios com mais duas aeronaves e vários pilotos. Respostas nacionais imediatas aos incêndios florestais são importantes”, disse Ellen Molin, chefe de negócios da Saab Suporte e Serviços da área.

O tipo de aeronave AT-802 F é uma aeronave com bombardeio de água que pode liberar de 35.000 a 50.000 litros de água por hora em caso de, por exemplo, um incêndio florestal. A aeronave de combate a incêndios ficará baseada em Nyköping, onde a Saab já possui operações de aviação para, entre outras coisas, serviços de alvos aéreos e suporte para aeronaves da Guarda Costeira sueca. 

De Nyköping, a aeronave pode chegar a Copenhagen ou ao leste da Finlândia em 2 horas e a Luleå em 3 horas. Se necessário, os recursos podem ser baseados em outro local com recursos técnicos e de manutenção avançados. A resposta rápida aos incêndios florestais é crucial.

 

Fonte: SAAB