Advertisement

Saab vai atualizar frota de caças Gripen C/D da Suécia

Gripen Suécia

A Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) encomendou da Saab a atualização dos caças JAS-39C/D Gripen da Força Aérea Sueca. O pedido, avaliado em 500 milhões, vai manter os caças relevantes até 2035. 

Através da atualização a Saab vai fornecer aprimoramentos de capacidade para preservar a relevância operacional da aeronave de combate, a principal da Suécia.

Segundo a FMV, o trabalho garantirá uma solução econômica durante o longo período em que a aeronave será utilizada pelas Forças Armadas. O upgrade também inclui a harmonização com o JAS-39E Gripen para permitir a colaboração entre as duas versões do sistema Gripen.

Caça JAS-29C Gripen da Força Aérea Sueca, armado com mísseis AMRAAM e Sidewinder. Foto: Saab.

“Estamos fazendo este pedido para começar a trabalhar para garantir a necessidade das Forças Armadas para alta capacidade e disponibilidade contínuas da frota de JAS 39 C/D até meados da década de 2030”, diz Ingela Mathiasson Chefe de Equipamentos de Aviação FMV.

O Gripen C/D, também chamado de Gripen Legacy, é o sistema que será usado por muitos anos na Suécia e em outros países, afirma a Saab. O desenvolvimento também é feito para garantir ainda mais uma solução econômica em relação à construção, projeto e aquisição.

“O Gripen C/D é a espinha dorsal das Forças Armadas Suecas hoje e continuará sendo por muitos anos, então este é um pedido importante onde garantiremos a operação contínua e a relevância operacional do Gripen C/D”, diz Jonas Hjelm, Head da área de negócios Aeronáutica da Saab.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, SAAB, Suécia, usaexport