Foto: Latam

Na noite do dia 12 de agosto, o Salvador Bahia Airport realizou com sucesso o teste de acoplagem da ponte 13 do novo píer de embarque e desembarque de aeronaves. A ação teve duração de cerca de uma hora e contemplou a avaliação da nova sinalização de pátio, sensores de segurança da ponte, bem como fluxo do push back da aeronave e os procedimentos dos operadores. Os testes foram realizados com uma aeronave modelo a A320 da Latam Airlines Brasil, sem passageiros, e toda a operação ocorreu dentro do previsto.

Na ocasião, estiveram presentes a equipe de manutenção e operação da Latam, fiscais e líderes de pátio do Aeroporto, técnicos da fabricante da ponte – a ThyssenKrupp – e representantes do Consórcio Construtor do Aeroporto. “O teste foi um sucesso e importante para trazer ainda mais segurança para o início das operações desta primeira ponte do novo píer que será aberta para embarque e desembarque de passageiros no final do mês”, afirma o engenheiro do Salvador Bahia Airport, Henrique Bellini.

A nova infraestrutura representará uma ampliação do aeroporto de mais de 13 mil m2 e abrigará seis pontes de embarque modernas, capazes de atender aeronaves de categoria E – maiores que as utilizadas normalmente para voos domésticos. A nova área apresenta inovações sustentáveis, como abastecimento por usina de energia solar e sistema de água de reuso.

A área faz parte da fase 1B das obras de modernização e ampliação do Aeroporto de Salvador prevista no Contrato de Concessão e com entrega em novembro. Junto com as outras melhorias, o novo píer aumentará a capacidade de movimentação de passageiros no Aeroporto de 10 milhões para 15 milhões ao ano.

Fonte: VINCI Airport