Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

NASA Espacial Santader
Foto: Divulgação

Futuro Espacial será aberto nesta sexta-feira, 23/07, no Farol Santander SP, com um recorte especial sobre os projetos futuros da NASA; Já Space Adventure chega ao Shopping Eldorado em 26/08, com abordagem sobre os programas espaciais que levaram o homem à Lua

A cidade de São Paulo receberá um circuito de exposições inéditas durante o segundo semestre de 2021, em comemoração aos mais de 50 anos da chegada do homem à Lua.

Apresentadas pelo Santander e com realização da Blast Entertainment, empresa do grupo DC Set, as mostras complementares Futuro Espacial (Farol Santander SP) e Space Adventure (Shopping Eldorado) proporcionarão uma oportunidade única para conhecer, de perto, detalhes sobre as missões da NASA do passado, presente e futuro: desde programas pioneiros como Apollo 11 até os novos projetos como o Artemis. As vendas de ingressos para ambas as exposições já começaram. 

A Getnet, empresa de adquirência do Santander, será o meio de pagamento oficial em ambas as exposições.

Em 23 de julho (sexta-feira), será aberta no Farol Santander São Paulo, a mostra Futuro Espacial, um olhar sobre os passos dados até aqui e, principalmente, sobre o que virá na luta do homem para buscar e encontrar caminhos, soluções e alternativas para uma vida melhor, ancorada em novas possibilidades que passam pelo espaço.

Dividida em dois andares do icônico edifício no Centro de São Paulo, a exposição aborda a retomada da conquista da Lua, os desafios para se chegar a Marte, a nova geração de foguetes, trajes, veículos e robôs, o avanço das estações espaciais e os muitos projetos da ciência na exploração do Cosmos.

Um dos principais focos da exposição é o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua a partir de 2024, levando a primeira mulher e a primeira pessoa negra que pisará no satélite.

O programa também prepara o caminho para as primeiras expedições tripuladas para Marte. O público poderá conhecer réplicas dos rovers (mistura de carros e robôs) Oportunity, cuja versão original está em Marte, e  Viper, que será lançado em 2022.

“O conhecimento do universo sempre instigou nossa imaginação e o Santander patrocina essas duas ricas exposições que conectam passado, presente e futuro. No caso da Futuro Espacial, no Farol Santander, queremos oferecer aos visitantes a oportunidade de lançar nosso olhar para além do planeta Terra e refletir sobre as descobertas cientificas e inovadoras que, muito em breve, auxiliarão ainda mais o bem-estar de todos nós”, afirma Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.    

Já a partir de 26 de agosto, o Shopping Eldorado recebe a Space Adventure, com 300 itens reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE, entre réplicas e peças originais, jamais exibidos fora dos Estados Unidos.

A exposição conta a história completa das missões passadas, incluindo os projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, que levaram os primeiros astronautas americanos da NASA a pisar na Lua e possibilitaram grandes e fundamentais descobertas em relação ao satélite.

 

Entre as muitas peças exibidas estarão raridades como a mesa de controle de Houston, trajes espaciais, motores, além de computadores e do relógio de contagem regressiva que acompanhou as viagens do homem ao espaço e à Lua.

“O Brasil tem uma oportunidade única de receber duas exposições inspiradoras relacionadas aos projetos da NASA. O Futuro Espacial, com réplicas contando histórias de futuros projetos e missões da agência espacial americana, em um espaço de mais de 300m2 e o Space Adventure com 3.000 m2 e mais de 300 peças originais e 20 réplicas contando a história de como o homem pisou na lua. Santander mostra sua visão inovadora em proporcionar essa experiência ao público brasileiro”, comenta Rafael Reisman, CEO da Blast Entertainment.

Estação LUA

 

Primeira parte da exposição, a Lua vai mostrar os próximos passos do homem na conquista espacial. Montada no 23º andar do Farol, o piso ganhou um ambiente à meia luz, com som grave, cores frias, iluminação recortada, pisos e paredes adesivados com texturas, grafismo e painéis para remeter à atmosfera lunar. Um sistema de projeção mapeada permitirá que, ao andar, o público deixe suas pegadas no chão, como se estivesse caminhando no satélite.

Com fotos em altíssima resolução, os visitantes conhecerão uma réplica de três metros do Foguete SLS, que será usado em todas as próximas missões para a Lua e Marte. Haverá também uma réplica reduzida da cápsula de Orion  (diâmetro de 1,40m), destacada com imagens no fundo em movimento, e uma da estação espacial Gateway. O traje especial do futuro também estará exposto, com iluminação e espelhos, para que seja visto de todos os ângulos possíveis.

Foto: Divulgação

 

Painéis comparativos explicarão ao público, através de vídeos, textos e telas sensíveis ao toque (touch screen) as diferenças e semelhanças entre a missão Apolo 11, que levou o homem à sua primeira descida na Lua, e as futuras missões do Programa Artemis. Uma timeline vai mostrar todas as etapas já realizadas e os próximos passos desse novo desafio.

 

A última ala da estação Lua se chama Dark side of the Moon e é um mosaico de vídeos, áudios e textos, mostrando um conjunto de obras em que o satélite foi utilizado como inspiração e referência para músicas, artes cênicas, visuais e literatura.

 

Estação Marte

 

O 22º andar do Farol vai receber a segunda parte da exposição, intitulada Marte. Quando o visitante chegar ao ambiente, entrará na sala como se estivesse saindo de uma nave e desembarcando na atmosfera quente do planeta vermelho – sensação amplificada pelos tons terrosos e alaranjados, as paredes cobertas de imagens, as texturas rochosas e pedras espalhadas pelo cenário.

Logo na entrada do salão um grande painel apresenta o programa Marte, da NASA, com as premissas e propostas dessa jornada, e uma ‘timeline’ com imagens táteis e vídeos complementares que detalham o passado e o futuro dessa jornada.

Foto: Divulgação

Suspenso, no meio de uma tela vazada, o público poderá conhecer o traje com que os astronautas irão explorar o planeta vermelho. Um outro nicho abrigará ainda uma segunda vestimenta, apresentada com infográfico, desenhos técnicos e telas touch com descrição completa.

Um dos principais desta ala é o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Luaa partir de 2024, levando inclusive a primeira mulher astronauta que pisará no satélite. O projeto também preparará o caminho para as primeiras missões tripuladas para Marte.

 

Uma grande tela em formato cilíndrico, cujas imagens projetadas podem ser vistas tanto de dentro quanto de fora, mostram o futuro da colonização em outros planetas. Outras telas resumirão para o público o andamento do projeto – o que já foi feito, o que ainda será, as missões programadas e a primeira missão tripulada para Marte, que deve acontecer em 2030.

Foto: Divulgação

 

Os visitantes ainda conhecerão de perto os rovers, robôs ou jipes que podem se deslocar nas superfícies dos planetas colhendo material e informações. Os que estarão expostos são réplicas dos que estão hoje sendo utilizados nas missões em Marte.

A exposição termina com um olhar sobre outros projetos da NASA em andamento – a Estação Espacial Internacional, maior laboratório espacial na órbita da Terra, considerado uma das maiores conquistas da humanidade; a criação do Insight Mars Lander, modulo de pouso já em uso em Marte desde 2018; o rover Curiosity, que funciona a base de energia nuclear; a sonda New Horizons, criada para explorar as fronteiras do nosso sistema solar; a sonda solar Parker, que fará uma órbita ao redor do sol; o telescópio Hubble, há 30 anos em órbita, entre outras ações.

 

Exposição Space Adventure – Shopping Eldorado

Um espaço climatizado de 2.300m² será especialmente criado no estacionamento do Shopping Eldorado para receber a mostra que apresentará, entre outras relíquias, réplicas da cápsula APOLO XI, o “ROVING”, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar”, o Módulo Espacial que pousou na Lua, além de naves como TITAN e JUNO. Todos os itens serão expostos pela primeira vez no Brasil e foram reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, Kansas (EUA).

Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição, que revela motores, os primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, painéis de controle das naves, rádios usados para a comunicação entre as naves e a Terra, além dos aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos.

 

CHARLES DUKE: Um dos 12 homens a pisar na Lua chegará ao Brasil

Foto: Divulgação

Enquanto o passado e o futuro da ciência espacial serão explorados por diversas gerações de brasileiros nas duas exposições, a missão se completará assim que o astronauta Charles Duke chegar ao Brasil, em agosto, para a inauguração da Space Adventure. Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua, irá participar de um encontro especial no Teatro Santander para compartilhar suas experiências.

Em 1969, Duke foi o CAPCOM – o profissional da NASA que se comunica em tempo real com os astronautas no espaço durante as missões. No programa Apollo 11, direto da base localizada em Houston, suas primeiras palavras a Neil Armstrong e Buzz Aldrin, assim que eles avisaram que pousaram na Lua (“Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou.”) ficaram famosas no mundo inteiro, através da transmissão de TV: “Entendido, Base da Tranquilidade, recebemos sua mensagem do solo. Vocês fizeram um monte de caras ficarem azuis por aqui. Já podemos respirar de novo. Muito obrigado”.

Em 1971, Duke tornou-se o décimo homem a pisar na Lua como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, junto com o astronauta John Young, na quinta missão tripulada do Programa Apollo, que pousou na montanhosa região lunar de Descartes. O Orion passou 71 horas pousado na Lua e Duke ficou 20 horas sobre a superfície, coletando quase 100 kgs de rochas e realizando diversas experiências científicas na área mais geograficamente acidentada da Lua.

 

Serviço Farol Santander São Paulo – Futuro Espacial

 

Data: 23/07 a 05/12

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (Estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

 

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/101875

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre        

 

Serviço Shopping Eldorado – Space Adventure

 

Data: a partir de 26/08

Onde: Av. Rebouças, 3970

Vendas a partir das 10h do dia 22 de julho (quinta-feira)

Abertura da Bilheteria no local: 26 de agosto (quinta-feira)

Meio de pagamento oficial: GETNET  

Vendas por meio do site: www.spaceadventure.com.br

 

Descontos Clientes SANTANDER

Dias de semana

50% desconto –  das 10h às 17h

35% desconto –  das 17h às 21h

Sábados e Domingos

35% desconto

Valores dos ingressos 

Tipo de Ingresso

Inteira

Meia

Ingresso Semana Diurno

 R$     50,00 

 R$   25,00 

Ingresso Semana Noturno

 R$     70,00 

 R$   35,00 

Ingresso Fim de Semana

 R$     70,00 

 R$   35,00 

Ingresso VIP Semana Diurno*

 R$   100,00 

 – 

Ingresso VIP Semana Noturno*

 R$   125,00 

 – 

Ingresso VIP Fim de Semana*

 R$   125,00 

 – 

 

Diurno: 12h às 17h59 

Noturno: 18h às 21h 

 

Via: Comunicação SPACE ADVENTURE

DEIXE UMA RESPOSTA