Aeroporto de São José dos Campos
Foto - Prefeitura de São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos disponibilizou para consulta pública a íntegra dos estudos técnicos que vão fundamentar a futura concessão do Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf.

Também foram publicadas as minutas do edital e do contrato de licitação. Os documentos ficarão disponíveis para consulta pública e sugestões por 30 dias. Eles podem ser acessados através do link.

Após essa fase, será realizada audiência pública para apresentação dos documentos e relatórios e para receber colaborações e sugestões da população no processo de concessão.

Continua depois do anúncio

De acordo com o cronograma aprovado pela comissão de avaliação dos estudos de viabilidade, a audiência pública deve ocorrer na segunda quinzena de agosto, com a publicação do edital de concorrência entre o fim de agosto e início de setembro.

A abertura dos envelopes com as propostas deve ocorrer na primeira quinzena de outubro, de acordo com o cronograma.

 

Anuência prévia

O processo de concorrência pública do Aeroporto Professor Urbano Stumpf à iniciativa privada vai contar com a anuência prévia da SAC (Secretaria de Aviação Civil), do Ministério da Infraestrutura.

Continua depois do anúncio

Os documentos serão avalizados pelo órgão federal depois de passarem pela fase de consulta pública.

A previsão é que todo o processo seja concluído ainda este ano. A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Os estudos foram elaborados pelo consórcio GCA (Grupo de Consultores em Aeroportos). O outro consórcio pré-selecionado não apresentou sua proposta.

Continua depois do anúncio

De acordo com o documento, que possui cerca de 1.700 páginas mais anexos, os estudos estão baseados em quatro grandes capítulos: engenharia e afins, estudo de mercado, estudo ambiental e avaliação econômico-financeira.

 

Municipalização

Após 25 anos de tentativas, a Prefeitura de São José dos Campos obteve a municipalização do aeroporto em dezembro do ano passado.

Com capacidade para receber até 2,7 milhões de passageiros por ano, o terminal recebeu em 2013 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização.

Continua depois do anúncio

O aeroporto tem um enorme potencial de mercado para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.