Advertisement

SB-1 Defiant completa testes de perfil de missão do US Army

SB-1 Defiant pouso confinado

O demonstrador SB-1 Defiant da Sikorsky/Boeing completou os testes de perfil de missão do US Army (Exército dos Estados Unidos). A aeronave compete com o Bell Valor no programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), que busca um substituto para o UH-60 Black Hawk. 

Nos últimos testes, o SB-1 atingiu 236 nós (437km/h) em voo nivelado e desacelerou rapidamente para aterrar em uma zona de pouso despreparada em uma área confinada. A aeronave também executou curvas com ângulo de inclinação maior que 60 graus, demonstrando sua manobrabilidade. 

“Demonstramos totalmente a capacidade do Defiant de executar o perfil da missão FLRAA voando a 236 nós em voo nivelado, reduzindo o empuxo no propulsor para desacelerar rapidamente à medida que nos aproximávamos da zona de pouso confinada e não melhorada”, disse Bill Fell, chefe de teste de voo do DEFIANT. 

Para atingir altas velocidades, o SB-1 possui um propulsor traseiro que gera o empuxo para frente. A sustentação é gerada pelos rotores principais coaxiais. 

“Esse tipo de desaceleração do corpo nivelado nos permitiu manter a consciência situacional e visualizar a zona de pouso durante toda a aproximação e pouso sem a desaceleração típica de helicópteros de nariz para cima. Essa área confinada era extremamente apertada, exigindo que atrasássemos a descida até quase sobre o local de pouso, seguido de uma descida quase vertical. Aterrissamos o DEFIANT precisamente no objetivo com pouco esforço enquanto descíamos para este buraco estreito, mantendo a distância por todos os lados.”

Arte: Lokcheed Martin.

O SB-1 Defiant é o demonstrador de tecnologia que prova as capacidades transformacionais do sistema de armas DEFIANT X, resposta da Boeing e Sikorsky para a competição FLRAA do Exército dos EUA. Nela, o SB-1 disputa contra o Bell V-280 Valor que já terminou seus testes em junho de 2021.

A Sikorsky, que faz parte da Lockheed Martin, argumenta que apesar do V-280 ser mais rápido, o SB-1 traz a vantagem de ser mas manobrável. 

O Defiant X incorpora a tecnologia Sikorsky X2™ para operar em altas velocidades, mantendo as qualidades de manuseio em baixa velocidade. Essa capacidade crítica fornece aos pilotos maior capacidade de manobra e de sobrevivência em ambientes de alta ameaça, permitindo que eles penetrem nas defesas inimigas enquanto reduzem a exposição ao fogo inimigo. 

O sistema de rotor coaxial X2 do Defiant X e a hélice pusher permitem um alto grau de manobrabilidade dentro e ao redor do objetivo, que também está diretamente ligado à capacidade de sobrevivência.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Aviação Geral, Militar, Notícias, Rotativa

Tags: Black Hawk, FLRAA, Lockheed Martin, SB-1 Defiant, testes, Us Army, usaexport