Airbus A330-200 Azul FAB
PR-AIS adquirido pela FAB esteve em operação pela Avianca Brasil. Foto: Leonardo Mello via FAB.

Prestes a receber o seu primeiro A330 para missões de transporte, o PR-AIS (MSN 1492) está neste momento seguindo para o aeroporto de Dublin (DUB), na Irlanda, para o processo de pintura com as cores da Força Aérea Brasileira (FAB)

A aeronave decolou de Amã, na Jordânia, local onde a aeronave deveria receber o check-c mais a pintura, mas por conta de questões logísticas envolvendo o cronograma de entrega do jato, o Airbus acabou sendo enviado para a Irlanda. 

A330 FAB PR-AIS AEROFLAP AZUL
Foto: Flightradar24/Reprodução

Fruto da licitação (220004/CABW/2022), a Azul Linhas Aéreas se consagrou vencedora no início de abril por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. O processo foi encerrado no dia 07 de abril.

Com isso, empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT (Multi-Role Transport Tanker) está em processo desde que, a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.

Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

 

As Aeronaves

 

A330 FAB PR-AIS AEROFLAP AZUL

Os dois widebody são aeronaves ex-Avianca Brasil. O MSN 1492, mais novo, fez seu primeiro voo em 14/04/2014 e entregue à Avianca com a matrícula N941AV em outubro de 2014. Em novembro de 2017 foi repassado à Avianca Brasil que o operou até o encerramento das suas operações com a matrícula PR-OCJ. Depois de ser adquirido pela Azul Linhas Aéreas em 2019, recebeu a o registro PR-AIS e foi estocado em dezembro de 2020. 

PR-OCK ainda nas cores da Avianca Brasil.

Já o MSN 1508 fez seu primeiro voo em 14/03/2014, também entregue à companhia aérea colombiana em outubro do mesmo ano, com a matrícula N508AV. Em julho de 2017 foi transferido para o braço brasileiro da Avianca recebendo a matrícula PR-OCK e mais tarde foi devolvido à companhia de leasing Titan Airways, onde está registrado como G-POWX.