Segundo Airbus A330 da FAB já está na Irlanda para receber nova pintura

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Ainda ostentando as cores da Avianca e a matrícula civil VP-BDV, o segundo A330 da FAB chegou à Irlanda nesta manhã, onde receberá sua nova pintura. Imagem: @AndythePandy_ via Twitter.

O segundo Airbus A330 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na manhã de hoje (15) no Aeroporto Internacional de Dublin, Irlanda. Ainda ostentando as cores da Avianca e a matrícula civil VP-BDV, o avião chegou ao país para receber sua nova pintura militar. 

A aeronave decolou de Perpignan, na França, onde estava passando por uma revisão. Agora, o mais novo A330-200 da FAB vai passar os próximos dias na International Aerospace Coatings (IAC), de onde vai sair pintado de cinza e com a matrícula FAB 2902. 

O A330-200 foi fabricado pela Airbus em 2014, sendo entregue à Avianca em julho do mesmo ano, com o registro N508AV. Em 2017 foi transferido para a Avianca Brasil, onde ficou por cerca de dois anos, com o registro brasileiro PR-OCK. 

Em março de 2019 o A330 retornou ao seu dono, a companhia de leasing irlandesa Avolon, recebendo a matrícula VP-BDV. A aeronave também chegou a ser reservada para a Titan Airways do Reino Unido, mas não foi entregue. 

PR-OCK

A FAB assinou, em abril, a compra de dois A330-200 com a Azul Linhas Aéreas. O primeiro avião, FAB 2901, chegou ao Brasil na manhã do dia 25/07, sendo oficialmente incorporado à instituição no dia seguinte. 

As duas aeronaves foram adquiridas através da licitação 67102.220004/2022-59, avaliada em US$ 80.581 milhões. Em serviço militar, os aviões são chamados de KC-30 e serão operados pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GT), com sede na Base Aérea do Galeão (RJ). 

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Primeiro Airbus KC-30 da FAB sendo escoltado por caças F-5EM Tiger II do 1º GAvCA. Foto: FAB.

Futuramente os KC-30 serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport), serviço que já está sendo negociado por militares da Aeronáutica na Espanha. A conversão é realizada pela própria Airbus em suas instalações em Getafe (região metropolitana de Madri) e leva cerca de 18 meses.

Depois de convertidos, os KC-30 estarão aptos para reabastecer outras aeronaves e executar o transporte de tropas, cargas e pacientes em missões de evacuação aeromédica. 

Saiba mais sobre como a FAB adquiriu os dois A330 neste artigo especial.

 

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Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.