Saudia Airlines Airbus A320
Foto: Argaam

(Reuters) – Um relatório divulgado por um jornal da Arábia Saudita afirma que a companhia aérea Saudia Airlines tem planos para realizar encomendas de 70 aeronaves da Airbus e da Boeing.

A notícia foi divulgada pela agência de notícias Maaal na manhã desta segunda-feira(01). Ainda segundo as notícias divulgadas, a Saudia Airlines está negociando com bancos locais, uma quantia de 11,5 bilhões de riyals na moeda da Arábia Saudita, cerca de US$ 3,07 bilhões.

O dinheiro será usado para financiar encomendas de aeronaves, sendo o Airbus A321, Boeing 777 e 787. O relatório divulgado não informa detalhadamente quantas aeronaves seriam para cada encomenda entretanto uma pessoa que trabalha em um dos bancos envolvidos disse em anonimato a Reuters que seriam 70 novos aviões para a empresa.

Atualmente a frota da Saudia Airlines tem um total de 159 aeronaves, sendo 124 aeronaves ativas. A frota da companhia aérea já possui o A321 e os Boeings 777 e 787, a Saudia não respondeu sobre a notícia. A Airbus disse que está sempre em negociações com seus clientes, sem detalhar sobre a Saudia. A Boeing não quis comentar sobre o assunto.

Segundo documentos vistos pela Reuters, a Saudia Airlines recebeu desde 2019 um aporte financeiro de US$ 7 bilhões, boa parte desse dinheiro para a empresa equilibrar o caixa durante a crise ocasionada pela Covid-19.